Governo deve retirar prazo final de repasses a instituições de ensino especial, diz MEC



O governo federal deverá retirar do Plano Nacional de Educação (PNE), em análise pelo Senado, a previsão de fim dos repasses, a partir de 2017, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para instituições que oferecem ensino especial, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

VEJA MAIS

A informação é da secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), Macaé Maria Evaristo dos Santos, em debate na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

O prazo limite para os repasses tem sido uma das divergências em torno da Meta 4 do PNE (PLC 103/2012), que pretende universalizar o atendimento a alunos especiais, de quatro a 17 anos, na rede regular de ensino. De acordo com Macaé dos Santos, a ampliação do atendimento na rede pública não se opõe à atuação de entidades que oferecem ensino especial.

– Não significa que estamos eliminando a participação das instituições privadas filantrópicas e comunitárias, que, na nossa visão, precisam ir se preparando para assumir o atendimento educacional especializado – disse.

Ao comentar críticas de que o governo não atende às demandas das pessoas surdas, ela informou que o governo tem como meta a criação de 27 cursos de Libras /Língua Portuguesa e de 12 cursos de Pedagogia na perspectiva bilíngue. Contou ainda que foram criados neste ano sete cursos de tradutores/intérpretes de Libras, com oferta de 210 vagas.

Conforme informou, o governo busca o diálogo para atender demandas de classes bilíngues, com o conteúdo sendo oferecido em Libras como primeira língua e o português como segunda, mas mantendo o ingresso em escolas regulares inclusivas.

– Temos que avançar nesse conceito de educação bilíngue. O MEC tem entendimento de avançar em centros de atendimentos bilíngues, mas é importante que esses estudantes frequentem escolas convencionais – disse.



16/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental

JUCÁ PROPÕE REPASSES PARA INSTITUIÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS

Para Marisa Serrano, governo deve explicar repasses a estados para prevenção de desastres

Dilma quer retirar mais 500 mil trabalhadores da informalidade até final do ano

Representante do governo diz que país pode oferecer ensino de qualidade no curto prazo

Candidatos do Enem já podem retirar o certificado de conclusão do Ensino Médio