Governo diz que cautela da OEA contra presídio no Espírito Santo não é censura



O governo brasileiro acredita que a manutenção da medida provisória para a Unidade de Reintegração Socioeducativa (Unis), no Espírito Santo, pela Organização dos Estados Americanos (OEA), não é uma forma de censura. A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à OEA, disse que ainda há "risco iminente para a vida e integridade pessoal” dos adolescentes internados na unidade capixaba.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a continuidade da medida cautelar por mais seis meses é apenas um procedimento de acompanhamento da situação dos adolescentes feito pela corte com o governo brasileiro.

A Unis é uma unidade de internação para menores infratores localizada em Cariacica, região metropolitana de Vitória. Em sete meses, esta é a segunda resolução emitida pela OEA em relação à Unis no Espírito Santo. Essa medida é válida até 30 de abril de 2012. Até lá, o governo precisa comprovar o cumprimento das determinações emitidas pela CIDH para garantir a integridade dos internos.

A diretora-presidente do instituto de atendimento socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Silvana Gallina, disse que o governo do estado ainda não foi informado oficialmente sobre a decisão da CIDH. “No dia 30 estamos com seis meses com a certeza de que temos trabalhado para a garantia das medidas. Precisamos saber os motivos que a corte alega”.

De acordo com ela, várias medidas foram tomadas nos últimos seis meses para melhorar o sistema socioeducativo do estado. Entre as ações está a descentralização do sistema, a construção de novas unidades em outras regiões e a capacitação de profissionais. “A Unis tinha 357 adolescentes, hoje tem 40. Isso tem um significado muito importante. Demolimos toda a estrutura antiga da unidade, mas o maior ganho foi a realização de um pacto interinstitucional para aprimoramento do sistema”.

 

Fonte:
Agência Brasil



22/09/2011 15:49


Artigos Relacionados


OEA mantém medida provisória contra Brasil por causa de presídio no Espírito Santo

Magno Malta quer presídio de segurança máxima no Espírito Santo

Governo inaugura penitenciária no Espírito Santo

Ana Rita condena violência de policiais contra professores no Espírito Santo

Ricardo Ferraço é contra privatização de rodovia federal no Espírito Santo

Hartung protesta contra construção de hidrelétrica na fronteira Minas/Espírito Santo