Governo e oposição apresentaram votos em separado



Os votos em separado apresentados por governo e oposição ao relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos ficaram prejudicados com a aprovação do texto elaborado pelo relator senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) nesta terça-feira (20).

Um destes votos em separado era o do senador Magno Malta (PL-ES), autor do requerimento de criação da CPI dos Bingos. Em seu voto, o senador defendeu a rejeição do relatório de Garibaldi "tendo em vista a apresentação de proposta que regulamenta, por lei, o jogo de bingo no país". Magno Malta afirmou no texto que, embora a maioria dos depoimentos colhidos pela CPI não esteja "relacionada ao fato determinado" que motivou a criação da comissão, os depoentes "deixaram evidente que os estabelecimentos de bingos são fartamente utilizados pelo crime organizado".

Depois de listar diversos crimes relacionados à exploração dos jogos de bingo, como contrabando, lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária, Magno Malta defendeu o encaminhamento de todo o material colhido pela CPI dos Bingos ao Ministério Público Federal, à Polícia Federal, aos Ministérios Públicos estaduais e às polícias estaduais para que tais instituições dêem prosseguimento às investigações. O senador também sugeriu que a comissão adote como proposição projeto de lei de sua autoria que pede a proibição, em todo o território nacional, da exploração de todas as modalidades de jogos de bingo, inclusive as chamadas máquinas caça-níqueis (PLS 121/04).

Já o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou voto em separado em que incluiu os nomes do chefe do gabinete pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, e do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, que são citados no caso Celso Daniel - prefeito de Santo André (SP) assassinado. Eles não apareceram na lista dos indiciáveis do relatório final porque, para Garibaldi, não há provas contundentes que os envolvam no esquema de caixa dois montado em Santo André. Assim como Magno Malta, Alvaro Dias também sugeriu a proibição definitiva do funcionamento das casas de bingo e de outros jogos de azar no Brasil.



20/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo e oposição apresentaram votos em separado

Votos em separado serão recebidos até 18h

Iniciada análise de votos em separado da CPI do Cachoeira

Arthur Virgílio critica intenção de mudança na apresentação de votos em separado

Votos em separado pedem a realização de perícia nos documentos apresentados por Renan

Tião Viana: qualquer que seja o número de votos da oposição, governo tem de garantir 49 para aprovar CPMF