Governo federal e lideranças indígenas do médio Xingu terão nova rodada de negociação em janeiro



O governo federal vai se reunir, no dia 25 de janeiro, em Altamira (PA), com lideranças indígenas do médio Xingu. O objetivo é discutir as diretrizes da pauta encaminhada pelas comunidades, dentre elas, a criação do comitê gestor indígena do Plano Básico Ambiental (PBA) e a realização de cursos de capacitação profissionalizante em áreas como saúde, educação, meio ambiente e promoção social.

A data da próxima reunião foi discutida no dia 1º de dezembro, na Casa do Índio, localizada no município paraense. Na ocasião, o Ministério Público Federal no Pará convidou 10 etnias indígenas que vivem na região do médio Xingu para debater problemas manifestados pelos índios. “Em janeiro voltaremos a nos encontrar para avaliar os encaminhamentos que ficaram a cargo tanto do governo quanto das lideranças”, afirmou a secretária-adjunta de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Juliana Miranda.

Participaram do encontro em dezembro representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria de Direitos Nacional Humanos e Secretaria de Comunicação Social da Presidência República, Casa Civil, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Norte Energia, além do Ministério Público Federal no Pará e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará.

 

Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República



14/12/2011 18:11


Artigos Relacionados


HELOÍSA APELA ÀS LIDERANÇAS DO GOVERNO POR NEGOCIAÇÃO COM SERVIDORES GREVISTAS

Negociações sobre projetos que beneficiam aposentados terão nova rodada na próxima semana

Governo discute com lideranças indígenas elaboração de portaria

CCDH vai solicitar a negociação do governo federal com servidores

Brasil e Coreia do Sul abrem rodada de negociação para acordo previdenciário

Brasil e Espanha iniciam segunda rodada de negociação para acordo previdenciário