Governo federal investe pouco nas agências reguladoras, diz Heráclito



Ao se referir ao trágico acidente aéreo que vitimou 155 pessoas no último dia 29, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) afirmou nesta terça-feira (3), em Plenário, que o "triste acidente" foi resultado de fatalidades e circunstâncias. O senador classificou de "infeliz coincidência" o fato de o Boeing 737-800 da empresa aérea Gol e o jato Legacy terem se encontrado no espaço aéreo.

Da tribuna, Heráclito criticou o atual governo federal por contingenciar recursos destinados para as agências reguladoras, em especial a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O senador também reclamou do contingenciamento de recursos para a Infraero, para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

- A Aeronáutica só pode modernizar seus equipamentos se tiver dinheiro - alertou.

O senador cobrou explicações do governo federal em relação a tais contingenciamentos, ou seja, questionou a razão de o governo manter retidos recursos previstos para as agências reguladoras brasileiras. Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também comentou o acidente aéreo.



03/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito defende autonomia das agências reguladoras

Governo fecha acordo de reajuste com Agências Reguladoras

José Jorge critica ingerência do governo nas agências reguladoras

Agências reguladoras e investidores queixam-se a Renan de interferência do governo e do TCU

Governo investe pouco em segurança cibernética, diz Celso Amorim

Senador critica demora do governo em indicar diretores de agências reguladoras