Governo fecha acordo de reajuste com Agências Reguladoras



O governo federal assinou, nesta quinta-feira (10), com o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências de Regulação (Sinagências) e demais entidades Termo de Acordo nas mesmas condições da proposta aceita pelo conjunto dos servidores federais: reajuste de 15,8% parcelado até 2015.

Serão beneficiados cerca de 9 mil servidores dos Planos Especiais de Cargos das Agências, das Carreiras de Especialistas em Regulação, Analistas Administrativos, Técnicos em Regulação e Técnicos Administrativos.

Como somente agora os servidores aceitaram o acordo, as parcelas serão duas (em vez de três), pagas no percentual de 10,25% em janeiro de 2014; e de 5% em janeiro de 2015. O impacto orçamentário do reajuste é de R$ 226 milhões.

Além disso, eles terão direito a redistribuição dos recursos, já previstos no Orçamento de 2013, que estão sendo destinados à gratificação de qualificação (GQ) dos servidores de nível superior, a ser extinta. Assim, a partir do ano que vem, a nova estrutura remuneratória dos servidores será composta apenas do vencimento básico e da gratificação de desempenho.

 Grupo de Trabalho

O acordo estabelece, também, a criação de Grupo de Trabalho para o desenvolvimento de estudos sobre a reestruturação das carreiras e cargos das Agências Reguladoras, sem compromisso de impacto orçamentário. O Grupo será constituído em 30 dias, com prazo de 120 dias para conclusão dos trabalhos.

Pelo governo, assinou o acordo o secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça (ao centro, na foto). Pela representação sindical, assinaram o presidente do Sinagências, João Maria Medeiros; Giulio Césare Tartaro, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps); Célio dos Santos, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS); e Sérgio Ronaldo da Silva, da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).

Fonte:

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão



11/10/2013 20:36


Artigos Relacionados


José Jorge critica ingerência do governo nas agências reguladoras

Agências reguladoras e investidores queixam-se a Renan de interferência do governo e do TCU

Governo federal investe pouco nas agências reguladoras, diz Heráclito

Senador critica demora do governo em indicar diretores de agências reguladoras

José Jorge apela ao governo para que designe diretores para as agências reguladoras

Agências reguladoras