Senador critica demora do governo em indicar diretores de agências reguladoras
O senador José Jorge (PFL-PE) criticou nesta quarta-feira (5) a demora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em indicar diretores para as agências reguladoras. O senador pediu a transcrição, nos anais da Casa, de uma circular do diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, em que este solicita aos chefes de escritório e funcionários da instituição que mantenham o funcionamento regular de todos os setores da agência, salvo aqueles que dependem da aprovação da diretoria colegiada.
Segundo o senador, a circular foi enviada para explicar que o mandato de um dos diretores da instituição, Victor Martins, encerrou-se e, com isso, a agência ficou com apenas dois dos seus cinco diretores exercendo efetivamente o cargo. O senador destacou que a situação permanece a mesma, apesar de o presidente Lula da Silva já ter anunciado, conforme publicado no Diário Oficial da União de 31 de março deste ano, que está providenciando a recondução oficial do mesmo diretor ao cargo.
- Como a agência deveria ter cinco diretores, mas só está com dois - dois ainda não foram indicados e o outro ainda está sendo reconduzido -, ela está sem poder para decidir, pois está funcionando com menos da metade da sua diretoria. Isso significa que, na prática, a ANP fechou - afirmou José Jorge.
05/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
PEC dá ao Senado competência para indicar diretores das agências reguladoras
Discutida PEC que permite ao Senado indicar membros para Agências Reguladoras
José Jorge apela ao governo para que designe diretores para as agências reguladoras
José Jorge critica ingerência do governo nas agências reguladoras
Aprovadas indicações de diretores para agências reguladoras
CCJ vota mudanças em indicação e exoneração de diretores de agências reguladoras