José Jorge critica ingerência do governo nas agências reguladoras



O senador José Jorge (PFL-PE) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (24), dois anteprojetos de lei do governo federal submetidos a consulta pública até o próximo dia 30. Em nome da liderança do PFL, o parlamentar disse que os anteprojetos retiram poderes e atribuições das agências reguladoras e protestou contra o curto prazo para a discussão da matéria e a decisão de se transferir os processos de licitação e leilões para os ministérios setoriais.

José Jorge considerou -perigoso- o governo federal interferir dessa forma na gestão e nas competências das nove agências reguladoras. Em vez de enfraquecê-las, caberia à União prestigiá-las, de modo a estabilizar sua estrutura e atuação, sustentou o senador pefelista. E, ao condenar o curto prazo para consulta pública das proposições, observou que, enquanto o governo levou oito meses para analisar a situação das agências e propor essas mudanças, as entidades interessadas só terão uma semana para se pronunciar sobre o assunto.

No tocante às licitações e aos leilões, o senador afirmou que as agências reguladoras vêm realizando esses procedimentos há três ou quatro anos, quando foram criadas, sem qualquer problema.

Para o senador por Pernambuco, é um retrocesso grave delegar esse poder aos ministérios, que, conforme observou, já participam do processo.

- Essas mudanças são um retrocesso, trazem desconfiança sobre a atuação do governo e nenhuma vantagem a curto prazo para as agências - concluiu.



24/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge apela ao governo para que designe diretores para as agências reguladoras

José Jorge defende autonomia de agências reguladoras

José Jorge diz que Lula enfraquece agências reguladoras

Contingenciamento ameaça agências reguladoras, diz José Jorge

José Jorge defende autonomia das agências reguladoras

José Jorge protesta contra mudanças nas agências reguladoras