Governo institui política de livre acesso ao sistema ferroviário



O governo instituiu nesta quinta-feira (23) a política de livre acesso ao Subsistema Ferroviário Federal. O objetivo da medida é estimular a competição entre os operadores do setor. As diretrizes estão listadas no Decreto 8.129, publicado na edição de hoje (24) do Diário Oficial da União e disponível na íntegra.

O instrumento separa, por exemplo, a exploração da infraestrutura ferroviária e a prestação dos serviços de transporte. Também destaca que caberá a Valec fomentar o desenvolvimento dos sistemas de transporte de cargas sobre trilhos, dando as garantias pela compra dos direitos de transporte nos trechos explorados por terceiros.

A Valec poderá adquirir o direito de uso de parte ou de toda capacidade de transporte na ferrovia concedida. A estatal também está autorizada a antecipar, em favor do concessionário, até 15% dos recursos referentes aos contratos de cessão de direito, desde que haja previsão expressa no edital e no contrato, com as garantias e cautelas necessárias.

Ainda segundo o documento, a Valec poderá oferecer como garantia o crédito dos contratos de comercialização da capacidade de transporte das ferrovias; títulos da dívida pública federal aportados pela União na empresa; o penhor de bens móveis, ou e direitos integrantes de seu patrimônio; a hipoteca de seus imóveis; entre outros.

O decreto também estabelece que o governo poderá determinar aos concessionários a ampliação da capacidade das ferrovias já concedidas, para garantir o atendimento da demanda por transportes, assegurado o direito ao equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

Além da separação entre as outorgas para exploração da infraestrutura ferroviária e para a prestação de serviços, o decreto também determina que as concessões de infraestrutura ferroviária serão outorgadas seguindo critérios como: a garantia de acesso aos usuários e operadores ferroviários a toda malha integrante do subsistema ferroviário federal; remuneração dos custos fixos e variáveis.


Fonte:

Casa Civil



24/10/2013 15:16


Artigos Relacionados


Governo e sociedade discutem democratização do acesso a dados públicos por meio do software livre

Decreto pretende estruturar sistema ferroviário nacional

Sistema informatizado do Governo de SP permite acesso imediato ao histórico dos pacientes no SUS

Sistema informatizado do Governo de SP permite acesso imediato ao histórico dos pacientes no SUS

Luiz Otávio faz apelo ao Executivo para desenvolver sistema ferroviário

Representantes do setor ferroviário querem parceria para o sistema melhorar