Governo Lula se afasta de suas promessas, afirma Eduardo Azeredo
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) criticou duramente o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que, quando o assunto é recuperação do cenário econômico, o atual governo reivindica para si as melhoras conseguidas na gestão de Fernando Henrique Cardoso, que os petistas tanto criticavam.
Rompimento com o sistema financeiro internacional, crítica permanente às privatizações e desprezo pela responsabilidade fiscal foram apontados pelo parlamentar como exemplos de idéias defendidas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ao longo dos anos. Segundo ele, era a possibilidade de aplicar esses ideais na prática que sempre gerou a desconfiança dos investidores, como ocorreu durante as ultimas eleições.
O parlamentar lembrou que o PT se empenhou em convencer os eleitores de que seria capaz de se comprometer com os fundamentos básicos de uma gestão responsável, como a defesa da estabilidade da moeda e do câmbio flutuante. Porém, questiona: -no poder, o partido fará valer o discurso histórico ou o de ocasião?-
O problema, acrescentou, é que a administração petista conquista sua credibilidade com superávits fiscais elevados até para os padrões do Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele disse que o salário mínimo de R$ 240, em vigor desde o dia 1º deste mês, é um bom exemplo disso.
- Sentados sobre um superávit de 6,59% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro bimestre do ano, os atuais governantes optaram por aumentar o mínimo em nível tão baixo em termos reais que não chega a repor o poder de compra da cesta básica registrado na data do reajuste anterior. E, mais uma vez, se distanciam do discurso que os levou ao sucesso nas urnas - finalizou Azeredo.
09/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Azeredo diz que ausência de estratégia atrapalha o governo Lula
Eduardo Azeredo critica política externa do governo Lula
Eduardo Azeredo cobra firmeza do governo Lula para fazer cumprir as leis
Eduardo Azeredo assinala críticas a Lula em dois jornais
Eduardo Azeredo afirma que algumas obras do PAC em Minas estão 'em ritmo questionável'
Eduardo Azeredo lembra que Lula já vetou regulamentação da profissão de jornalista