Governo quer reduzir informalidade no turismo



O Ministério do Turismo (MTur) decidiu intensificar as ações de estímulo à formalização dos empreendimentos informais no sistema brasileiro de Cadastramento de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Para atender a esse objetivo, serão realizadas campanhas, seminários e ações de mobilização e sensibilização dos prestadores de serviços turísticos em todo o País. As 12 cidades-sede da Copa de 2014 terão atenção especial, com ações específicas para qualificação empresarial, cadastramento e a realização do Seminário Negócios em Turismo.
 
As medidas foram decididas por representantes de 20 estados, que compareceram ao encontro promovido pela Coordenação Geral de Serviços Turísticos do ministério, para discutir o planejamento do setor para 2010. O MTur apresentou aos coordenadores regionais as propostas para 2010, durante reunião realizada de 18 a 20 de março, em Caxias do Sul (RS).
 
Um dos destaques do encontro foi a apresentação do “Caminhão Destino Brasil”, que durante o Salão Gaúcho do Turismo realizou cadastramento de empresas no sistema Cadastur. Além disso, o público do evento pode conhecer os roteiros turísticos do País, no cinema montado na carreta, e receber informações sobre projetos e ações do MTur.


“Essas reuniões visam apresentar e discutir propostas e ideias com as coordenações regionais, que são os interlocutores do ministério nos estados. Elas têm um papel fundamental nesse processo de estruturação do setor, porque estão na ponta, no contato direto com empresas e entidades do setor”, observa a coordenadora geral de Serviços Turísticos, Rosiane Rockenbach.
 
Entre os projetos apresentados estão as novas logomarca e página do Cadastur, operado em parceria com as regionais. O site que serve de ferramenta para cadastramento das empresas e fonte de consulta para o consumidor final, foi reformulado. Palestras sobre ações de apoio à comercialização, de financiamento para o turismo e relativa ao sistema de indicadores da hotelaria fizeram parte da agenda.

Fonte:
Ministério do Turismo
Portal Brasil

 



19/08/2010 04:00


Artigos Relacionados


Governo quer reduzir preços das passagens aéreas para aumentar turismo interno

Sebrae quer tirar da informalidade empreendedores do carnaval

VALADARES: GOVERNO QUER REDUZIR BENEFÍCIOS COM LEI ORDINÁRIA

Dilma quer retirar mais 500 mil trabalhadores da informalidade até final do ano

Governo do Estado quer a participação da sociedade e de entidades de classe para reduzir acidentes

Governo quer mais competição para reduzir custo da banda larga, diz presidente da Telebras