Governo realiza pesquisa de implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos



A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) está realizando pesquisa de Implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) nos municípios brasileiros. Voltada para os secretários municipais de educação, a pesquisa tem o objetivo de identificar o grau de implementação do PNEDH no ensino fundamental do País.

“A pesquisa vai oferecer subsídios sobre o andamento da implementação do PNEDH e com isso nós teremos melhores condições de planejar nosso trabalho, porque será possível visualizar onde o plano já teve maior implementação”, explica a coordenadora-geral de Educação em Direitos Humanos da SDH/PR, Lúcia Camini.

Os Planos Nacionais são executados por políticas públicas desenvolvidas pelos municípios em regime de colaboração com as demais esferas do poder público. Daí a importância de os protagonistas serem ouvidos para avaliação dessas políticas.

O PNEDH é fruto do compromisso do Estado com a concretização dos Direitos Humanos e de uma construção histórica da sociedade civil organizada. Ele incorpora aspectos dos principais documentos internacionais de Direitos Humanos dos quais o Brasil é signatário, agregando demandas antigas e contemporâneas de nossa sociedade pela construção de uma cultura de paz, democracia, desenvolvimento e justiça social.

O formulário eletrônico da pesquisa está disponível na página da SDH/PR. Até agora, foram respondidos 388 questionários, e 288 deles já estão completos. No formulário, há questões sobre as políticas municipais de educação, em sua interface com a temática dos Direitos Humanos, tal como colocado pelo PNEDH. As orientações para respondê-las encontram-se no próprio questionário, cujo preenchimento leva de 20 a 30 minutos. As informações fornecidas serão utilizadas exclusivamente para os propósitos da pesquisa, sendo preservados o sigilo das respostas e o anonimato dos/as respondentes.

Os resultados da pesquisa serão amplamente divulgados para que colaborem com a qualificação das políticas públicas de educação em Direitos Humanos. A previsão de divulgação dos resultados finais é o início de 2012. A pesquisa também conta com apoio do Ministério da Educação e é coordenada pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.


Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos



29/07/2011 20:11


Artigos Relacionados


Audiência debate pesquisa sobre Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos

Ipea divulga pesquisa sobre implementação do plano nacional de banda larga na 2a

Senadores querem debater Plano Nacional de Direitos Humanos

Jobim participará de audiência sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos

Heráclito diz que Plano Nacional de Direitos Humanos é um 'balaio de temas conflitantes'

CDH aprova requerimento para ouvir Paulo Vannuchi sobre Plano Nacional de Direitos Humanos