Governo reduz juros de linhas de crédito do BNDES para bens de capital
O governo reduziu os juros das linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a aquisição de bens de capital – máquinas e equipamentos destinados à produção – e para a exportação por grandes empresas, anunciou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A medida beneficiará as linhas do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).
Governo baixa imposto do carro e do crédito
Confiança da indústria tem pequeno avanço em maio, diz FGV
Os juros para a aquisição de máquinas e equipamentos por grandes empresas foram reduzidos de 7,3% ao ano para 5,5% ao ano. Com a medida, as grandes empresas pagarão as mesmas taxas que as pequenas e médias empresas no financiamento de bens de capital.
As taxas para a aquisição de ônibus e caminhões por empresas, por meio do PSI, passaram de 7,7% ao ano para 5,5% ao ano. Esse programa financia até 90% do valor do bem por 120 meses. Os juros para as linhas de crédito para o pré-embarque por grandes empresas foram reduzidos de 9% para 8% ao ano.
Os juros do programa Pró-Engenharia, linha do BNDES que financia os projetos de engenharia de empresas instaladas no Brasil, caíram de 6,5% para 5,5% ao ano. De acordo com Mantega, o custo para o Tesouro Nacional subsidiar os juros mais baixos será R$ 619 milhões.
Segundo Mantega, as medidas têm como objetivo reduzir o custo do investimento e estimular a economia brasileira em meio às turbulências externas. “Essa é mais uma medida para garantir a continuação do crescimento econômico em momentos de crise da economia internacional”, declarou nesta segunda-feira (21).
As reduções de juros valerão até 31 de agosto. O governo também aumentou, de 96 para 120 meses, o prazo dos financiamentos do Programa Pró-Caminhoneiro, linha do BNDES que financia a compra de caminhões pelos próprios motoristas. Os juros dessa linha foram mantidos em 5,5% ao ano.
Fonte:
Agência Brasil
22/05/2012 11:08
Artigos Relacionados
BNDES reduz juros do financiamento de capital de giro de empresas para até 6% ao ano
Caixa reduz taxas de juros de linhas de crédito ao consumidor em 3,1 pontos percentuais ao ano
Caixa reduz taxa de linha de crédito do BNDES para capital de giro
Cartão BNDES reduz taxa de juros para 0,91% ao mês
BNDES divulga suas linhas de crédito para empresários
BNDES divulga linhas de crédito para empresários de São Luís (MA)