Governo vai homologar seis terras indígenas



A homologação de seis terras indígenas será assinada nos próximos dias pela presidenta da República, Dilma Rousseff, segundo o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República. A informação floi dada a uma comissão de índios recebida na última quinta-feira (5), no Palácio do Planalto, por cinco ministro do governo.

Serão homologadas as terras indígenas de Tenharim-Marmelo, Matintin e Santa Cruz da Nova Aliança, no estado do Amazonas, além de Tabocao, no Tocantins; Cacique Fontoura, em Mato Grosso, e Xipaia, no Pará.

Os índios recebidos no Palácio do Planalto fazem parte do Acampamento Terra Livre, montado desde o início da semana na Esplanada dos Ministérios. Eles querem que o governo paralise as grandes obras de infraestrutura que afetam as terras indígenas, entre elas, a transposição do Rio São Francisco e a construção da Usina de Belo Monte, no Pará.

Os índios também entregaram ao ministro Gilberto Carvalho um documento com as reivindicações, e incluíram pedidos de melhorias na área da saúde indígena e garantias de direitos à terra em que vivem. Outro problema relatado é a situação de violência na disputa de terra no sul da Bahia que, segundo os índios, conta com a ação de grupos de extermínio e a participação de policiais.

O ministro se comprometeu em levar as questões para discutir com a presidenta Dilma Rousseff e, em seguida, chamar as lideranças para uma nova reunião, tão logo o governo avalie as propostas apresentadas.

Participaram da reunião com os índios, além do ministro Gilberto Carvalho, a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai ), Márcio Meira.


Fonte:
Agência Brasil



06/05/2011 10:43


Artigos Relacionados


Tião Viana cobra do governo demarcação de terras indígenas

Indígenas reclamam de invasão de terras demarcadas e criticam governo

MOZARILDO FAZ APELO AO GOVERNO PELA DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

Governo afirma que Belo Monte não tirará indígenas de suas terras

Tuma pede ao governo que regulamente exploração de minérios em terras indígenas

Ruben Figueiró cobra postura do governo sobre terras indígenas