Governo visita Xavantes de Marãiwatsédé para viabilização de pesca autossustentável
Nesta terça-feira (21), os índios Xavante de Marãiwatsédé, do estado do Mato Grosso, recebem representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura para discutir a viabilidade da criação de peixes de maneira autossustentável e adaptada às condições locais e à cultura do povo. A comunidade propôs um projeto de piscicultura na aldeia por não ter a opção de pesca tradicional e a Fundação Nacional do Índio (Funai) está viabilizando a proposta.
A aldeia sofre com desmatamento realizado por posseiros e não tem conseguido viver de acordo com os costumes do povo. Por esse motivo, está prevista, para 2011, a intensificação das ações de segurança alimentar e desenvolvimento sustentável, como agricultura e até criação de gado em áreas já transformadas em pasto pelos posseiros.
Segundo o coordenador regional da Funai em Marãiwatsédé, Denivaldo Roberto da Rocha, “os projetos sugeridos pela associação indígena local Böiu Marãiwatsédé, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e do Meio Ambiente (MMA), preveem atividades de recuperação de áreas degradadas, adensamento de quintais, criação de galinha caipira e apicultura”. Neste primeiro momento, a recuperação de áreas degradadas se dá com espécies alimentares de consumo imediato, perto das casas, o que contribui para a nutrição da comunidade.
Fonte:
Funai
20/12/2010 19:02
Artigos Relacionados
Garibaldi apela ao governo federal por viabilização do Proágua
Ministro da Pesca visita Sarney
Adiada visita do Ministro da Pesca ao Rio Grande do Norte
Funai monitora aldeia Marãiwatsédé em Mato Grosso
Turismo e Pesca assinam parceria para desenvolvimento da pesca amadora
Ministério da Pesca começa a emitir licenças para pesca da tainha