Gráfica é símbolo de autonomia do Senado, diz Agaciel



A Secretaria Especial de Editoração e Publicações foi criada em 1963, com o nome de Gráfica do Senado, para que os discursos dos senadores pudessem ser publicados na íntegra e não sofressem censura, o que ocorria por ordens governamentais na impressão feita pela Imprensa Nacional. A história foi contada pelo diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, ao descerrar a placa de comemoração dos 38 anos de fundação do órgão.

- Desde o bloco que o parlamentar usa até os anais da Casa são de responsabilidade desse órgão que nasceu da necessidade de respaldar a autonomia do próprio Legislativo - acrescentou Agaciel.

Ele observou também que os registros da gráfica são capazes de revelar a verdadeira história do país pois os assuntos debatidos pelos senadores refletem a situação momentânea e as diferentes posições dos políticos.

Além da presença do presidente do Senado, Ramez Tebet, e de vários senadores, a solenidade foi marcada pelo hasteamento da Bandeira Nacional, a execução do Hino Nacional, a celebração de uma missa pelo arcebispo-militar do Brasil, Dom Geraldo Ávila e a apresentação do Coral do Senado.

28/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado extingue autonomia orçamentária da Gráfica e do Prodasen

Gráfica do Senado comemora 47 anos

Gráfica do Senado comemora 40 anos

Gráfica do Senado comemora 39 anos

Gráfica do Senado comemora 45 anos

Gráfica do Senado comemora 48º aniversário com missa