Grande Expediente Especial homenageia a passagem dos 41 anos da Legalidade



No espaço destinado ao Grande Expediente Especial, proposto pelo deputado Vieira da Cunha (PDT), a Assembléia Legislativa prestou uma homenagem aos 41 anos da Legalidade. O pedetista lembrou que o ex-governador Leonel Brizola comandou a resistência democrática e popular em defesa da Constituição a fim de garantir a posse de João Goulart na Presidência da República, após a renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto de 196l.

O orador destacou também a participação da Rede da Legalidade no movimento, que, através do rádio, se constituiu em instrumento de mobilização do povo brasileiro para resistir aos golpistas. Ao finalizar seu pronuncimento, Vieira da Cunha dedicou uma homenagem especial a cada um dos gaúchos e brasileiros que protagonizaram este que foi um dos mais fascinantes movimentos cívicos e populares da história do País. Para ele, a Legalidade representa um ideal de consciência cívica e de amor à Pátria, sendo um símbolo para os que acreditam no estado de direito.

Parlamentares de diversas bancadas fizeram apartes ao discurso de Vieira, muitos lembrando experiências vivenciadas naquela época.

08/27/2002


Artigos Relacionados


Legislativo homenageia os 40 anos da Legalidade em Grande Expediente Especial

GRANDE EXPEDIENTE/Vieira registra os 41 anos da Legalidade

GRANDE EXPEDIENTE/Appio homenageia os 109 anos do Grande Oriente

Grande Expediente: Abílio homenageia 10 anos da Ulbra

Grande Expediente Especial faz homenagem aos 60 anos da Cientec

Vieira da Cunha dedicará grande expediente aos 41 da Legalidade