Legislativo homenageia os 40 anos da Legalidade em Grande Expediente Especial
Um Grande Expediente Especial requerido pelo deputado Vieira da Cunha (PDT), com a presença do ex-governador Leonel Brizola e autoridades de destaque na política estadual e que teve as galerias da Assembléia Legislativa lotadas evidenciaram o prestígio da homenagem promovida pelo Legislativo gaúcho para comemorar os 40 anos do Movimento pela Legalidade.
Ao abrir a solenidade, o presidente da Assembléia, deputado Sérgio Zambiasi, saudou Leonel Brizola destacando que a Casa "sente-se realmente honrada com a presença do ex-governador nesta homenagem que lhe será prestada pelo Parlamento e pelo povo do Rio Grande do Sul".
Para o líder do PPS, deputado Bernardo de Souza, "o episódio da Legalidade demonstrou a importância que o povo gaúcho dá ao cumprimento das leis. Sob o comando do governador Leonel Brizola, o movimento buscou, sobretudo, a defesa da ordem constitucional e legal".
O líder da bancada do PMDB, deputado Paulo Odone, também ressaltou a participação do ex-governador Brizola na Legalidade observando que "dizem até hoje que Brizola ganhou aquilo no microfone, no grito. Estão enganados. O microfone foi só o meio; a munição, o chumbo foi a fala do coração do Brizola direto no coração do povo gaúcho e brasileiro. Não havia quem não se emocionasse".
O líder partidário do PFL, deputado Germano Bonow, entregou ao deputado Sérgio Zambiasi um documento intitulado "Resistência" e solicitou que permanecesse na Casa, explicando que o panfleto era um boletim oficial do Primeiro Comitê de Resistência Democrática, datado de 29 de agosto de 196l. Para Germano Bonow, o documento servirá "como prova de que um dia, nós gaúchos, estivemos junto ao governador Leonel Brizola, lutando pela Constituição, lutando pelo estado de direito, quando defendia isso em praça pública".
O líder da bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass, afirmou que "rememorar a história significa falar sobre a Legalidade. Precisamos resgatar esses grandes símbolos da resistência, do sentimento pátrio, da participação popular, dos anseios à resistência da democracia, a fim de que esse sentimento se faça valer nos dias de hoje".
O líder partidário do PSDB, deputado Jorge Gobbi, enfatizou como um aspecto importante da Legalidade "essa mobilização, a agregação de todos os segmentos e de todos os setores políticos da sociedade em torno da causa de defesa da Constituição, que foi o seu foco principal".
E o líder da bancada do PPB, deputado Vilson Covatti, elogiou a iniciativa do seu colega Vieira da Cunha "por proporcionar ao Parlamento gaúcho um dia que marcará época" acrescentando que a Legalidade "tem o sinônimo da liberdade, pois uniu a todos os gaúchos, num sentimento maior de patriotismo e de liberdade a favor da legalidade".
O deputado Eliseu Santos (PTB) lembrou a sua inscrição pela Legalidade motivado pelo chamamento do líder gaúcho e disse ainda, que graças a coragem do povo gaúcho, ocorreu a união necessária para garantir a posse do vice-presidente da República, João Goulart.
E a deputada Jussara Cony (PC do B), ao resgatar a importância da participação e da luta das mulheres na Legalidade reiterou que "tem o mesmo significado da luta das mulheres na vida política deste País, não só na busca da nossa emancipação, mas na busca da libertação do povo brasileiro". Para Jussara Cony, "o ato de se alistar pela Legalidade era um gesto simbólico de luta pela soberania da nação brasileira".
Participaram da cerimônia, representando o Governador do Estado, o Secretário do Planejamento Adão Villaverde; o ex-governador e deputado federal Alceu Collares; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Luiz Felipe Vasques de Magalhães, o representante da Cúria Metropolitana, Dom Antônio Cheuiche; o Cônsul Geral do Uruguai, Luiz Alberto Aurvalle, o Procurador Chefe da Procuradoria-Geral da República da 4ª Região, Luiz Antônio Alcoba de Freitas; a representante do Tribunal de Contas do Estado, Terezinha Irigaray; o Secretário da Administração e Recursos Humanos Marco Maia; o Procurador-Geral do Estado Paulo Torelly; o representante da Associação dos Juízes do Estado, Reinaldo Félix Bertói, além de prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores municipais.
08/28/2001
Artigos Relacionados
Grande Expediente Especial homenageia a passagem dos 41 anos da Legalidade
GRANDE EXPEDIENTE/Vieira registra os 41 anos da Legalidade
Grande Expediente: Legislativo homenageia emancipações
GRANDE EXPEDIENTE/Appio homenageia os 109 anos do Grande Oriente
Grande Expediente: Abílio homenageia 10 anos da Ulbra
Grande Expediente Especial faz homenagem aos 60 anos da Cientec