GRANDE EXPEDIENTE:Covatti pede apoio dos governistas à CPI da Segurança



 
O líder da bancada do PPB, deputado Vilson Covatti, sugeriu hoje (13) à base governista na Assembléia que ajude a CPI da Segurança Pública a esclarecer as questões sob investigação ainda pendentes, "que são muitas", ao invés de tentar criar um clima artificial de conspiração contra o Governo ou ao PT. A sugestão foi feita durante Grande Expediente, em que Covatti fez uma análise dos trabalhos da CPI, que terá suas conclusões conhecidas amanhã, quando será divulgado o relatório final.

O parlamentar recordou que a instalação da CPI obedeceu a todos os preceitos legais e afirmou, de forma contundente, que o Legislativo não está investigando as contas do PT. "Isso é um assunto para a Justiça Eleitoral", disse, destacando que "aqui se está fazendo um trabalho sério, apesar de os parlamentares governistas buscarem, sempre que possível, desqualificar até as testemunhas que prestaram depoimentos ricos em detalhes".

Covatti lembrou que as principais denúncias trazidas à CPI foram oriundas de integrantes do próprio partido do governo. "Não foi uma pessoa qualquer, e sim o ex-tesoureiro do PT", argumentou. O líder progressista disse, ainda, que os trabalhos sempre tiveram como norte, as questões relativas à falta de segurança no Estado, mas as notícias sobre possível envolvimento do governo com o jogo do bicho surgiu em gravações de conversas envolvendo o chefe de Polícia, uma autoridade pública, "que está sujeito à fiscalização do Legislativo. Se isso levou às contas do PT, é outra história", frisou.

O progressista mencionou, ainda, que as informações chegaram à imprensa através de altos integrantes do PT e do governo. "Há fatos que não podem ser contestados pelos parlamentares governistas", referiu, citando, como exemplos, depoimentos de testemunhas que afirmaram terem dado recursos para a campanha e não para o Clube de Seguros da Cidadania comprar a sede estadual do PT, além de outra que, sob juramento, disse ter assinado recibo para esquentar dinheiro de contribuição.

O parlamentar criticou a atitude dos governistas que ainda esperam transmitir à opinião pública, a falsa afirmação de que a ética e a moral são propriedades exclusivas suas. Por fim, Covatti renovou o apelo aos deputados da base de sustentação ao Governo para que auxiliem a esclarecer os fatos à sociedade gaúcha.

11/13/2001


Artigos Relacionados


GRANDE EXPEDIENTE/Covatti critica governo do PT

Postal falou sobre transgênicos, educação e segurança no Grande Expediente

Grande Expediente: João Osório diz que governo Olívio investe pouco em segurança

Covatti pede mais segurança para agricultores

Covatti pede a Pratini apoio ao pequeno produtor gaúcho de leite

GRANDE EXPEDIENTE/Appio homenageia os 109 anos do Grande Oriente