Covatti pede a Pratini apoio ao pequeno produtor gaúcho de leite



O presidente da CPI do Leite, deputado Vilson Covatti (PPB), reúne-se hoje (30) à tarde em Brasília com o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, para sugerir a criação de um fundo específico de auxílio ao pequeno produtor gaúcho de leite. Conforme o deputado, o fundo serviria para evitar o aumento da exclusão de produtores da cadeia leiteira, que já atinge 30% do setor. “O produtor ganha uma verdadeira miséria para produzir, e muitos estão preferindo deixar o segmento. Com o fundo, o agricultor terá mais um incentivo para permanecer trabalhando na ordenha” disse.

Covatti afirmou que, em recente reunião, o ministro já havia se manifestado favorável à adoção do fundo, mas ainda estaria estudando a melhor forma de viabilizar os recursos.

Portaria 56

Pela manhã, Covatti e o vice-presidente da Comissão, Elvino Bohn Gass (PT), participaram de uma audiência pública no Ministério para debater as alterações na portaria 56, que estabelece novas regras para a produção e comercialização do leite no Brasil. Os parlamentares apresentaram propostas como a elevação da temperatura do leite de quatro para sete graus na fazenda e de sete para dez graus na indústria, a permissão para utilização de tanques de imersão e a possibilidade dos produtores entregarem o leite sem resfriamento às indústrias até duas horas após a ordenha. Pratini adiantou que irá acatar as modificações.

04/30/2002


Artigos Relacionados


BEZERRA QUER MAIS APOIO PARA PEQUENO PRODUTOR

AUTORIZADO EMPRÉSTIMO PARA PROGRAMA DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR DA PARAÍBA

Indicado para a presidência da CRA, Acir Gurgacz defende apoio ao pequeno produtor

Paim pede licenciamento de tratores que livre pequeno produtor de impostos

GRANDE EXPEDIENTE:Covatti pede apoio dos governistas à CPI da Segurança

Renan pede barreira a coco importado e apoio ao produtor nacional