Grandes companhias têm queda de participação no mercado



A crise vivida pelas companhias aéreas é anterior aos atentados sofridos recentemente pelos Estados Unidos. Mesmo antes dos atos terroristas, que contribuíram para agravar a crise no setor, as grandes companhias aéreas brasileiras já vinham registrando problemas financeiros. A demanda do setor, contudo, ainda não mostrava sinais de desaquecimento, coisa que começa a acontecer no peródo pós-atentado. Algumas companhias, entretanto, como a Varig e Transbrasil, vinham apresentando ainda perda de participação relativa no mercado, segundo revelam dados divulgados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC).

Em agosto último, por exemplo, o grupo Varig registrou uma participação no mercado (em passageiro por quilômetro pago transportado) de 42,87% contra uma participação de 47,51% no mesmo mês de 2000.

Nesse mesmo período, a participação da Transbrasil no mercado brasileiro caiu de 10,44% para 6,68%. A VASP conseguiu elevar sua participação relativa no mercado, de 11,29%, para 13,93%, o mesmo ocorrendo com a TAM, que saiu da posição relativa de 28,44% para 29,22%. A GOL, que não existia em agosto de 2000, chegou em agosto de 2001 ocupando 5,44% do mercado brasileiro.

Vendo-se o setor como um todo ( Indústria da aviação civil), o número de assentos por quilômetro oferecido ( Ass km OF ) subiu de 3,453 milhões registrado em agosto de 2000 para 3,899 milhões registrado em agosto deste ano (12,9%). O número de passageiros por quilômetro transportado ( PAX km PG TR ) também subiu de 2,011 milhões para 2,372 milhões (17,9%). O aproveitamento ( Aprov ) das linhas aéreas também havia subido de 58% em agosto de 2000 para 61% em agosto de 2001, significando, portanto, uma queda importante na ociosidade das linhas (queda de 3 pontos percentuais).

Os quadros adiante, do DAC, são uma radiografia do setor:

25/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especial do D.O.: Mostra de dança em Ourinhos apresenta grandes companhias

Subsídio para aviação divide grandes e pequenas companhias

Liberdade de mercado determina preços das companhias aéreas

CAS debate impacto de fusões de companhias aéreas no mercado de trabalho

Paulo Octávio quer ampliar limite de participação de capital estrangeiro em companhias aéreas

Valadares diz que regras do jogo de mercado não valem para grandes