Gratuidade de visto para estudantes e docentes será examinada pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul



O acordo que permite a concessão de vistos gratuitos aos estudantes e docentes dos países do Mercosul que solicitarem residência em outro país do bloco será examinado nesta quarta-feira (9) pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. A Mensagem 996/07, que submete o texto do acordo ao Congresso Nacional, é uma das cinco propostas que estão na pauta da reunião, que ocorrerá às 14h30 no Plenário 19 da Ala Alexandre Costa.

Segundo a mensagem, poderão obter vistos gratuitos os titulares de passaportes válidos do país de origem que solicitem residência em outro país do Mercosul para realizarem cursos de graduação ou pós-graduação; cursos secundários no âmbito de programas de intercâmbio de instituições governamentais e não-governamentais; ou ainda atividades de docência ou pesquisa em estabelecimentos reconhecidos de educação.

O acordo foi firmado pelos ministros de Relações Exteriores dos quatro países que compõem o Mercosul durante reunião de cúpula realizada em julho de 2006 na cidade argentina de Córdoba. Depois de apreciada pela representação, a mensagem, que tem como relator o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), será analisada pela Câmara e pelo Senado.

A Mensagem 498/05, que também consta da pauta, submete ao Congresso o texto do Acordo Quadro sobre Cooperação em Matéria de Segurança Regional entre os Países do Mercosul, celebrado em Belo Horizonte, em dezembro de 2004. O relator da mensagem é o senador Romeu Tuma (PTB-SP).

Segundo exposição de motivos enviada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o acordo "estabelece mecanismos de cooperação que facilitam o intercâmbio de informações e a realização de atividades operacionais de investigação conjuntas entre as autoridades policiais e as forças de segurança dos países do Mercosul".

Também deve ser analisada pela representação a Mensagem 253/08, cujo relator é o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que submete ao Congresso acordo firmado entre o Brasil e a Argentina, em 2005, sobre Localidades Fronteiriças Vinculadas. O acordo permite aos cidadãos que vivem em áreas de fronteira direitos como os de acesso ao ensino público em condições de gratuidade e reciprocidade, atendimento médico nos serviços públicos de saúde e exercício de trabalho de acordo com as leis em vigor onde é desenvolvida a atividade.

Dois projetos serão igualmente examinados: o Projeto de Lei da Câmara 27/08, que tem como relator o senador Adelmir Santana (DEM-DF) e regulamenta a importação de mercadorias por via terrestre do Paraguai (Projeto dos Sacoleiros); e o Projeto de Lei do Senado 17/07, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade do Mercosul no Rio Grande do Sul. O relator é Sérgio Zambiasi.

Consta ainda da pauta requerimento apresentado pela deputada Íris de Araújo (PMDB-GO) que solicita a indicação de tradutor oficial para produzir versões em português e espanhol dos textos das pautas das comissões e do Plenário do Parlamento do Mercosul. Ela solicita ainda que os textos traduzidos cheguem às mãos dos integrantes da representação pelo menos dez dias antes das reuniões ordinárias e extraordinárias do Parlamento.



07/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acordo entre Mercosul e Israel será votado pela representação brasileira no parlamento do bloco

Presidência da representação brasileira no Parlamento do Mercosul será eleita dia 14

Representação Brasileira pedirá definição rápida para composição do Parlamento do Mercosul

Congresso terá que aprovar nova resolução para manter Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Representação Brasileira discute a retomada das reuniões do Parlamento do Mercosul

Embaixador participa de reunião da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul