Gregori é aprovado por unanimidade na CRE



O ministro da Justiça, José Gregori, teve sua indicação para o cargo de embaixador do Brasil em Portugal aprovada por unanimidade nesta terça-feira (dia 13), pela CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O relator da matéria, senador Roberto Saturnino (PSB-RJ), disse que o ministro é "um brasileiro altamente qualificado para esta missão, um homem de honradez inquestionável e prestou serviços extraordinários para o restabelecimento da democracia no Brasil". Para ele, Gregori será um excelente embaixador e dará orgulho aos brasileiros.

Gregori explicou que aceitou o convite para a embaixada graças à convivência estreita com o embaixador Santiago Dantas, "um dos modeladores da política externa independente". Gregori disse que também contribuiu para a decisão a aproximação que teve com o Itamaraty quando foi secretário de Direitos Humanos e agora à frente do Ministério da Justiça. Segundo ele, sem a cooperação do Itamaraty não teria sido possível implementar uma política de direitos humanos.

Dentre as ações que pretende desenvolver na embaixada, Gregori listou o incentivo ao diálogo político bilateral, a multiplicação das visitas recíprocas de autoridades, a promoção da ida de parlamentares brasileiros a Portugal, o aumento das exportações brasileiras, mudanças na pauta comercial com produtos de maior valor agregado.

A CRE aprovou ainda o Tratado sobre as Relações de Parceria, celebrado entre o Brasil e a Rússia, e a Convenção nº 171 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que recomenda medidas para proteger o trabalhador noturno e assegura direitos como a avaliação periódica do seu estado de saúde e a manutenção de serviços adequados de primeiros socorros no local de trabalho. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) encaminhou ofício ao ministro da Justiça sugerindo que o governo brasileiro apoie o encontro entre Maria Célia Vargas e seu filho Hugo Vargas, que havia sido raptado pelo pai e foi encontrado pelo governo francês.

13/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Orçamento 2001 é aprovado por unanimidade

Aprovado por unanimidade relatório do orçamento

Ficha Limpa é aprovado por unanimidade pela CCJ

LIMITE À EDIÇÃO DE MPS FOI APROVADO QUASE POR UNANIMIDADE

LIMITE À EDIÇÃO DE MPS FOI APROVADO QUASE POR UNANIMIDADE

LIMITE À EDIÇÃO DE MPS FOI APROVADO QUASE POR UNANIMIDADE