Grupo brasileiro vai à Europa buscar modelos de associação municipal
O Projeto Brasil Municípios, que tem por objetivo fortalecer as prefeituras na execução de políticas públicas, enviou à Europa uma missão para buscar novos modelos de associativismo intermunicipal. A equipe de autoridades vai visitar países da região procurando modelos que possam ser reaplicados no Brasil e que sirvam para aperfeiçoar os mecanismos regulatórios dos consórcios públicos.
A delegação, que conta com integrantes do Projeto Brasil Municípios, prefeitos e secretários municipais vai realizar visitas técnicas a Espanha, Itália, Alemanha e Portugal até o próximo dia 11.
Na Espanha, as autoridades brasileiras trocarão conhecimentos e experiências com órgãos do governo central, universidades, municípios e entidades municipalistas que fomentam ações de associativismo intermunicipal e oferecem capacitação e assistência técnica a entidades locais.
Com os italianos a delegação tratará sobre cooperação em questões ambientais e o trabalho que está sendo feito na temática da democracia participativa, aproveitando novas formas de cidadania que possam contribuir para o desenvolvimento local sustentável.
A visita à Alemanha servirá para obter informação sobre o que os governantes estão realizando por meio de atividades conjuntas na área de desenvolvimento urbano. A intenção é conhecer as soluções encontradas para problemas municipais por meio de pesquisa acadêmica, capacitação e planejamento de longo prazo.
Em Portugal, o destaque da visita será o arranjo institucional entre municípios para a prestação de serviço intermunicipalizado de gestão de resíduos sólidos.
Os gestores municipais interessados em mais detalhes sobre a missão do Projeto Brasil Municípios poderão enviar seus questionamentos para o endereço eletrônico. Além disso, será possível acompanhar as experiências visitadas no site do projeto.
As missões de intercâmbio entre o Brasil e a União Europeia fazem parte do rol de atribuições do Projeto Brasil Municípios, que presta apoio às prefeituras brasileiras nos processos de modernização e melhorias.
Nesse tipo de cooperação, os recursos são liberados pela União Europeia, tendo como executor o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ação do Brasil Municípios que está em curso na Europa também conta com a parceria da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).
Fonte:
Ministério do Planejamento
22/07/2010 01:29
Artigos Relacionados
Grupo africano está no Brasil para buscar tecnologias de etanol
Projeto traça perfil do emigrante brasileiro na Europa
Europa avalia pedido brasileiro para ampliar exportação de carnes
Presidente de Associação de Medicina de Grupo assegura que próteses defeituosas serão trocadas
Brasileiro está gastando mais nos supermercados, diz associação
Grupo junino brasileiro se apresenta na Colômbia