Grupo de trabalho criará projetos sociais para comunidade vizinha a lixão em Duque de Caxias (RJ)
Os projetos para o resgate social da comunidade vizinha ao Lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), que será desativado em abril de 2012, vão ser desenvolvidos por um grupo de trabalho, que contará com representantes das três esferas de governo. Na área federal, participarão do grupo os ministérios da Cultura, Meio Ambiente, Cidades e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O governo do Rio de Janeiro será representado pelas Secretarias de Estado do Ambiente, Cultura, Educação e Desenvolvimento Social. A prefeitura de Duque de Caxias ainda vai definir que secretarias municipais integrarão o grupo.
Uma reunião preliminar para traçar as linhas gerais das políticas de apoio à comunidade de Gramacho foi realizada, na última quarta-feira (9), no Palácio Capanema, no centro do Rio de Janeiro.
Segundo o coordenador geral de Cidadania Cultural da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Domingues, ficou acertado que o projeto será desenvolvido em parceria pelos ministérios ligados ao Fórum Direito e Cidadania, colegiado encarregado de gerir as ações federais na área social, tendo à frente o Ministério do Meio Ambiente, por meio dos programas Recicla Brasil e Brasil sem Lixão. Domingues destacou também que Gramacho seria um projeto piloto que serviria de modelo para outras ações semelhantes no âmbito do fórum.
O próximo passo para a implantação do programa será a criação formal do grupo de trabalho que vai elaborar o plano de resgate social da comunidade local. Segundo o Ministério da Cultura, como o tempo é curto para tocar o projeto, já que faltam apenas cinco meses para a desativação do lixão, uma visita a Gramacho, para maior contato com os grupos de catadores, foi marcada para dia 21 de novembro, antes mesmo da formalização do grupo de trabalho. Deverão participar da visita representantes do Ministério da Cultura e do governo do estado.
Centro de Memória
O ponto central do projeto social de Gramacho será a criação de um Centro de Memória, encarregado de preservar e contar a história do lixão e dos catadores que trabalham no local. O embrião deste memorial será uma exposição que o Ministério da Cultura vai organizar para levar à Rio + 20, reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o meio ambiente, que será realizada em junho de 2012.
Para abastecer o centro será utilizado material de memória já produzido sobre o lixão por diversas fontes. Segundo o Ministério da Cultura, o conteúdo pronto seria coletado por meio de um edital público. Deverão ser produzidos também vídeos com depoimentos de catadores e moradores do entorno sobre os sentimentos do grupo em relação ao fim do lixão e as expectativas para o futuro, com as novas perspectivas que se abrem a partir dos projetos sociais.
Capacitação
Além do Centro de Memória, serão criados programas de capacitação profissional para recolocar os 1.500 catadores de lixo que ficarão sem trabalho com o fechamento do lixão. Uma pesquisa feita pela Secretaria de Estado do Ambiente do Rio, entre catadores ligados a cooperativas, mostrou que alguns preferem continuar trabalhando em atividades ligadas à cadeia de reciclagem, já que o antigo lixão será transformado em um aterro sanitário. Mas a maioria dos catadores consultados gostaria de buscar oportunidades em outras áreas de trabalho.
Para garantir a renda destes trabalhadores durante o período de capacitação e busca de um novo emprego, serão concedidas bolsas, por meio de um fundo especial a ser criado. Futuramente, este fundo, que vai financiar diversas ações sociais em benefício da comunidade de Gramacho, será alimentado com os recursos obtidos com a venda do gás produzido a partir da reciclagem do lixo.
Também fará parte dos programas destinados à comunidade local a criação de um espaço cultural, onde serão oferecidas oficinas de teatro e de dança, cursos de informática e de audiovisual, entre outros. Será criada ainda uma rádio comunitária, dentro do programa Ondas do Ambiente.
Fonte:
Ministério da Cultura
11/11/2011 18:01
Artigos Relacionados
Governo criará grupo de trabalho para debater pauta dos trabalhadores rurais
Ministério da Justiça criará grupo de trabalho para auxiliar na repressão ao roubo de cargas
Maguito homenageia bicentenário do Duque de Caxias
Lobão homenageia bicentenário do Duque de Caxias
INTERLEGIS CRIARÁ COMUNIDADE VIRTUAL PARA INTEGRAR LEGISLATIVOS, DIZ DIRETORA DO PRODASEN
Maguito anuncia aprovação de homenagem ao Duque de Caxias