Grupo de Trabalho vai traçar perfil da nova classe média brasileira



A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) criou um Grupo de Trabalho (GT) para definir o que é a nova classe média brasileira, identificar o tamanho e heterogeneidade desse grupo social, assim como suas necessidades e aspirações. Com isso, o objetivo é oferecer ao País um perfil completo dessa nova classe, que responde por quase 52% da população do Brasil.

O ministro da SAE, Moreira Franco, assinou a portaria na terça-feira (27). O GT será coordenado pelo secretário Ricardo Paes de Barros, da Subsecretaria de Ações Estratégicas da SAE, e terá o prazo de seis meses para concluir seu trabalho.

O grupo terá representantes da Fundação Getulio Vargas (FGV), do Ministério da Fazenda, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Internacional Center for Inclusive Growth, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Rio de Janeiro, do Instituo de Ensino e Pesquisa de São Paulo, da Universidade de São Paulo e da Data Popular, entre outros.

Além desses representantes, a portaria ministerial prevê a participação nas reuniões do grupo de convidados que possam acrescentar subsídios ao trabalho. Esses convidados poderão ser representantes de órgãos da sociedade civil, bem como profissionais e especialistas na matéria.

O Grupo de Trabalho é composto, além do coordenador, de uma comissão técnica e outra de avaliação.


Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos



28/09/2011 12:14


Artigos Relacionados


Nova classe média conquista espaço na economia brasileira

Secretaria de Assuntos Estratégicos lança hotsite sobre nova classe média brasileira

Projeto irá mapear classe média brasileira

FGV: nova classe média já soma 50,5% da população

Augusto Botelho comemora crescimento da classe média brasileira

Classe média brasileira chegará a 60% da população em 2018, afirma Dilma