Projeto irá mapear classe média brasileira



O projeto Vozes da Classe Média será lançado nesta quinta-feira (20), às 10h, em Brasília, com o objetivo de realizar estudos sobre a parcela da população brasileira que mais cresceu nos últimos 10 anos e, com isso, possibilitar a adequação de políticas públicas  

O projeto Vozes da Classe Média é uma ação conjunta da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, da Caixa Econômica Federal e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.  

O projeto está organizado em duas grandes etapas:

Revisitar todas as fontes de dados já existentes sobre o assunto, como: a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), ambas produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); da Confederação Nacional da Indústria (CNI); do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); e do Instituto Data Popular.

Ao todo, será analisado um conjunto de vinte e sete pesquisas realizadas nos últimos três anos, com abrangência nacional, tratando da opinião das diversas classes de renda brasileira sobre 22 temas públicos de relevância para o bem-estar individual e para o desenvolvimento do país.

Os resultados dessas análises serão divulgados em edições eletrônicas bimestrais dos Cadernos Vozes da Classe Média. Cada um abordará um tema específico, como visão de futuro, protagonismo, qualidade e utilização dos serviços públicos. Para facilitar o acesso ao conteúdo dos Cadernos, serão publicadas anualmente as Coletâneas Vozes da Classe Média, reunindo, atualizando e aprofundando as análises bimestrais.

Na segunda etapa do projeto, serão realizadas pesquisas primárias em 10.000 domicílios espalhados pelas cinco regiões brasileiras. Os mesmos domicílios serão entrevistados repetidas vezes com periodicidade anual. Com esse painel fixo de famílias, poderão ser mapeadas a evolução e as mudanças, para cada faixa de renda, nas necessidades, interesses, percepções, valores, atitudes, receios e anseios das famílias brasileiras. Nessa segunda fase, também serão realizadas pesquisas qualitativas com grupos focais.

A consolidação de todos os dados serão utilizados tanto para o entendimento das mudanças socioeconômicas recentes e de suas consequências nesta classe da população brasileira, como na  adequação das políticas públicas. Nos últimos 10 anos, 35 milhões de pessoas entraram na classe média, que passou de 38% da população, em 2002, para 52%, em 2012, somando hoje mais de 100 milhões de brasileiros.

Saiba mais sobre o projeto Vozes da Classe Média

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Fonte:

Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República
Caixa Econômica Federal
Pnud





19/09/2012 16:59


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