Nova classe média conquista espaço na economia brasileira



Um painel sobre a nova classe média foi um dos pontos altos da manhã desta segunda-feira (15), no Fórum Panrotas – Tendências do Turismo. Ao tratar da Classe C em seu discurso, o ministro Luiz Barretto citou o resultado de uma pesquisa da Gol Linhas Aéreas. “Em 2009, 10% dos passageiros que viajaram pela empresa estavam fazendo a primeira viagem aérea de suas vidas.” De acordo com o diretor da Gol, Eduardo Bernardes, isso significa novos 2,6 milhões de usuários de transportes aéreos. 

O consultor Guilherme da Nóbrega, do Banco Itaú, destacou que a população está “cada vez mais bancarizada, com mais acesso ao crédito e à poupança”. E sugeriu que os empresários da área do turismo pensem a longo prazo já que, mesmo com a crise global, a tendência é de ampliação da classe C.  
 
Renato Meireles, especializado em consumidores de baixa renda, destacou a situação mundial: “no início da década de 90, a renda per capita dos países ricos era 23 vezes maior do que a dos países pobres. Hoje, ela é apenas 11 vezes maior”.  

Saiba mais sobre turismo no Portal Brasil.
     

Fonte:
Ministério do Turismo

 



16/03/2010 08:47


Artigos Relacionados


Grupo de Trabalho vai traçar perfil da nova classe média brasileira

Secretaria de Assuntos Estratégicos lança hotsite sobre nova classe média brasileira

Projeto irá mapear classe média brasileira

FGV: nova classe média já soma 50,5% da população

Augusto Botelho comemora crescimento da classe média brasileira

Classe média brasileira chegará a 60% da população em 2018, afirma Dilma