Guia do Senado e do TSE explica como serão as eleições



O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) produziram em conjunto o Guia do Eleitor Cidadão - Eleições 2008. Segundo o 1º secretário do Senado, Efraim Morais, o objetivo da publicação é fornecer esclarecimentos aos eleitores para tornar os resultados das eleições "mais sábios".

- Uma multidão bem informada e esclarecida torna-se capaz de decidir sabiamente. O guia objetiva educar o cidadão soberano, para assim melhorar a qualidade dos representantes e fortalecer a democracia- afirmou Efraim no lançamento do documento em abril, durante cerimônia no TSE.

O guia aborda todo o processo eleitoral: antes, durante e depois das eleições. O texto orienta o eleitor para o exercício do voto consciente nas eleições municipais deste ano, traz dicas para a escolha de bons candidatos e os cuidados que o eleitor deve ter para não se deixar enganar por falsas promessas. Finalmente, o guia lembra que a participação do cidadão no processo político deve continuar mesmo após as eleições, na cobrança das promessas de campanha e na fiscalização do trabalho dos eleitos.

A tiragem do Guia do Eleitor Cidadão é de um milhão de exemplares, a serem distribuídos gratuitamente em todos os Tribunais Regionais Eleitorais. Mas o texto do documento pode ser lido na Internet, no endereço http://www.senado.gov.br/sf/senado/ilb/pdf/Guia do_ Eleitor_Cidadao.pdf

Com 54 páginas, a publicação traz informações sobre, por exemplo, o que é o município e quais são as funções dos prefeitos e vereadores. Redigido na forma de perguntas e respostas, o guia apresenta dados também sobre partidos políticos e campanhas eleitorais e dá dicas para a escolha de bons candidatos e para a fiscalização da atuação dos eleitos, sempre com foco em eleições municipais, modalidade que ocorrerá em 2008.

Segundo a diretora-executiva do ILB, Denise Zoghbi, o Guia do Eleitor Cidadão vai além das regras eleitorais e representa um passo importante no trabalho de educação cidadã dos eleitores para o exercício do voto consciente e para a escolha de candidatos que trabalhem pelos legítimos interesses da comunidade.

No evento de lançamento do guia, o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, afirmou que a sociedade brasileira "não é vítima, é autora", ou seja, que o poder do voto é exercido pelos cidadãos que, na soma de seus votos individuais, escolhem seus representantes.

- O objetivo do guia é levar o eleitor à percepção de que é possível ter no Brasil melhores dias pela escolha de bons representantes. Esses dias melhores dependem do esforço de cada qual: que cada qual faça sua parte para vermos o Brasil caminhar para uma posição de respeito maior diante da comunidade internacional - afirmou o ministro.



03/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan explica como serão processadas as mudanças na Febem

TV Senado explica como funciona o Orçamento

Ciclo de palestras explica como funciona o Senado

Analista de informática explica como vai funcionar a biblioteca digital do Senado

Rádio Senado explica como criar uma associação e reprisa programas culturais

SECRETÁRIO GERAL DA MESA EXPLICA COMO FUNCIONA SENADO BRASILEIRO À DELEGAÇÃO RUSSA