Guias e condutores do São Francisco recebem capacitação



Em continuidade a execução do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Patrimônio Espeleológico nas Áreas Cársticas da Bacia do Rio São Francisco (PAN Cavernas do São Francisco), o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/ICMBio) e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) promoveram no período de 14 a 18 de outubro o segundo módulo do Curso de Capacitação para Guias e Condutores de Espeleoturismo no Alto São Francisco, com 31 participantes. O evento foi realizado no Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto (MG), com aulas teóricas e práticas, sendo que no último dia a atividade de campo foi realizada na Gruta da Lapinha no Parque Estadual do Sumidouro, na região de Lagoa Santa (MG).

O segundo módulo, com 40 horas, teve como abordagem temáticas relacionadas ao trabalho do monitor e condutor ambiental, onde se destacou temas referentes a turismo de aventura, normas e técnicas de condução, papel do condutor, educação ambiental, atividades de mínimo impacto, postura do condutor, noções básicas de orientação e navegação, bem como segurança e primeiros socorros. Edner Antônio Brasil, consultor com foco nos segmentos de Turismo de Aventura e Ecoturismo, e Márcio Dias, professor com experiência em Segurança do Trabalho, Emergências Médicas e resgate para Brigadas de Incêndio, foram os instrutores.

O curso terá ainda o terceiro módulo, com o tema "Organização comunitária e agenda local 21 – A construção de um turismo sustentável", que será realizado entre os dias 18 e 22 de novembro. Os três módulos totalizarão 120 horas de curso no Alto São Francisco. A iniciativa também ocorrerá no próximo ano, com a mesma metodologia, para condutores que atuam no Médio e no Baixo São Francisco.

PAN Cavernas do São Francisco

O PAN foi elaborado pelo Cecav/ICMBio tendo por base a Portaria MMA nº 358, de setembro de 2009, que instituiu o Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico. O plano de ação, com abordagem sistemática por bacia hidrográfica, trata não somente o ambiente cavernícola propriamente dito, como também, a sua área de influência que inclui uma série de relações ambientais, sociais e econômicas e é composto por três áreas cársticas prioritárias.

Para saber mais sobre o PAN Cavernas do São Francisco, clique aqui.

Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade



29/10/2013 18:39


Artigos Relacionados


Estudantes de Moçambique recebem capacitação

Servidoras de presídios gaúchos recebem capacitação

Pesquisadores do Instituto Mamirauá recebem capacitação

Servidores públicos recebem capacitação em sustentabilidade

Agricultores gaúchos recebem capacitação na produção de soja

Produtores de vinho de Serra Negra recebem capacitação