Gurgacz elogia decisão do TSE sobre a Lei da Ficha Limpa
Em discurso nesta quinta-feira (26), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) elogiou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por decidir que a Lei da Ficha Limpa, além de ser aplicável às eleições deste ano, alcança todos os candidatos já condenados por um colegiado de juízes.
Gurgacz disse concordar com o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do TSE, afirmando que a Lei da Ficha Limpa, ao estabelecer regras de inelegibilidade, com os preceitos mínimos para o registro de candidaturas, está protegendo a coletividade, tendo em mira a preservação dos valores democráticos e republicanos.
O senador sugeriu aos eleitores que analisem atentamente o passado, as promessas e as propostas de cada candidato para avaliar quais têm condições reais de exercer um mandato com competência e honestidade.
Rondônia
Acir Gurgacz também pediu aos Tribunais Regionais Eleitorais mais atenção a práticas ilegais durante a atual campanha eleitoral. Ele disse que candidatos de Rondônia estão cometendo abuso de poder econômico e pressionando servidores públicos, empresários e industriais para conseguirem mais votos.
- O nosso estado de Rondônia não aceita mais esse tipo de coisa. A população de Rondônia não aceita esse tipo de política, não há mais espaço para isso em nossa democracia - afirmou Gurgacz.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) elogiou o pronunciamento do colega e informou que práticas ilegais também estão sendo cometidas por candidatos em Roraima.
Gurgacz disse acreditar que a maioria dos cidadãos deseja campanhas eleitorais sem abuso de poder econômico e sem compra de votos. Ele acrescentou que a população brasileira não deve temer pressões políticas ou econômicas que porventura ocorram.
26/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias elogia decisão do TSE sobre Ficha Limpa
Senadores elogiam decisão do TSE sobre Lei do Ficha Limpa
Decisão sobre Ficha Limpa terá repercussão geral
Senadores cobram decisão do Supremo sobre Ficha Limpa
Alvaro Dias e Serys comemoram decisão do STF sobre Lei da Ficha Limpa
Ana Amélia: decisão do STF sobre Ficha Limpa dará segurança às eleições de 2012