Hartung aponta erros na política de comércio exterior



O governo vem cometendo uma sucessão de erros na condução da política de comércio exterior, afirmou nesta terça-feira (dia 6) o senador Paulo Hartung (PPS-ES), ao defender a aprovação rápida do requerimento em que solicita a convocação do ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, para vir ao Senado.

O objetivo de Hartung é que o ministro informe que medidas estão sendo tomadas para solucionar o impasse comercial que culminou com a suspensão da importação de carne bovina brasileira pelo Canadá. O senador Osmar Dias (PSDB-PR) também apresentou requerimento de convocação do ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, com o mesmo propósito.

- O editorial de hoje de O Estado de São Paulo e análises feitas pelo site Primeira Leitura deixam claro que o governo brasileiro acabou fortalecendo a postura do Canadá, quando simplesmente não respondeu ao governo daquele país, quando este lhe pediu, em 1998, informações sobre o controle nacional da encefalopatia espongiforme, popularmente conhecida como "doença da vaca louca" - afirmou Hartung.

O senador lembrou que o Canadá é o país responsável, na área do Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), pela certificação sanitária de produtos sul-americanos, sendo suas decisões acompanhadas pelos Estados Unidos e pelo México. Ele também mencionou informação da imprensa segundo a qual a resposta completa ao questionamento do Canadá só foi remetida à Agência de Inspeção Alimentícia daquele país na última quinta-feira (dia 1º).

Para Hartung, além do litígio entre Brasil e Canadá, o embargo à importação de carne bovina mostra que o país está diante de uma represália que procura tirar proveito da "fragilidade" da burocracia brasileira. O senador sustentou ser do conhecimento geral não haver qualquer suspeita da incidência da doença da "vaca louca" no rebanho brasileiro.

- O que há por trás da decisão do Canadá é pura retaliação em função da disputa pelo mercado americano de aviões, envolvendo a brasileira Embraer e a canadense Bombardier - avaliou.

06/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hartung aponta falta de política ambiental no país

PF e secretaria de comércio exterior vão combater práticas ilegais de comércio exterior

Requião quer Congresso atuando na política de comércio exterior brasileira

Hartung diz que aumento vem por erros do governo

Bornhausen aponta erros do governo em ano eleitoral

Mão Santa aponta erros da reforma tributária