HARTUNG DEFENDE REFORMA ESTRUTURAL NA PREVIDÊNCIA



De nada adiantam os remendos, reajustes anuais e operações tapa-buracos - a Previdência Social exige com urgência um projeto estrutural que reafirme um novo pacto de gerações e permita tanto aos aposentados como a quem vai se aposentar um mínimo de segurança em relação ao futuro, advertiu nesta terça-feira (dia 26) o senador Paulo Hartung (ES), líder do PPS. .
Hartung reiterou o propósito de defender, em princípio, um sistema previdenciário único, compulsório, para um patamar de até 10 salários mínimos, sem distinção entre os trabalhadores do serviço público ou da iniciativa privada. Acima desse valor, o trabalhador poderia optar pela previdência complementar, aberta - como a oferecida por algumas instituições financeiras, como o Banco do Brasil - ou fechada, a exemplo do que ocorre com os fundos de pensão. .
O senador disse que o PPS adota uma posição de prudência em relação à cobrança dos inativos, já que a medida pode ser aceita "no bojo de um modelo alternativo de Previdência, mas se transforma em injustiça quando assumida apenas para resolver problemas imediatos de caixa dos estados". .
- Hoje diminuem os proventos de nossos velhos, amanhã aumentam as alíquotas de desconto e, dias depois, anunciam novas medidas de caráter precário para fechar contas. A Previdência atual não comporta reformas de final de verão; para sobreviver, necessita de um novo edifício, construído com tijolos novos e não com restos de escombros. Ou entendemos isso ou estaremos sendo irresponsáveis frente a uma questão que pode se transformar em um drama nacional, com resultados políticos imprevisíveis do ponto de vista democrático - afirmou. .
Paulo Hartung lembrou que é favorável ao diálogo entre a União e os governos estaduais, mas defende que o governo estenda a troca de idéias aos partidos de oposição e às entidades representativas da sociedade civil. O senador considera que a questão da Previdência é uma prioridade nacional nesse momento.

26/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


PARA HARTUNG, AGENDA ESTRUTURAL DEVE INCLUIR RECONSTRUÇÃO DO ESTADO

Cristovam propõe eleição de personalidades para elaboração de reforma estrutural no país

SENADOR DEFENDE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Previdência: especialista defende reforma no setor

RONALDO DEFENDE EMENDAS À REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Heráclito defende a criação de um plano estrutural para o turismo no Brasil