Hartung elogia entrevista de Armínio Fraga



O senador Paulo Hartung (PPS-ES) elogiou o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, que, em entrevista ao jornal Valor Econômico publicada nesta segunda-feira (dia 7), previu estabilidade para as taxas de juros no curto prazo. Segundo o parlamentar, tem sido grande a preocupação com a possibilidade de uma escalada nos juros em razão da crise que afeta a Argentina e das incertezas da economia norte-americana.

- Foi uma entrevista relevante, sincera e equilibrada - disse Hartung.

Segundo o senador, o presidente do BC emitiu outros sinais importantes, como o de que já cessou o impacto da desvalorização cambial sobre os preços e o de que o país terá crescimento em torno de 5% este ano.

- Seria triste para a produção e o emprego que a trajetória de crescimento fosse interrompida - observou Hartung.

O senador colheu na entrevista a informação de que o déficit nas transações correntes do balanço de pagamentos - indicador da vulnerabilidade do país a crises financeiras internacionais e a movimentos de capitais estrangeiros - está caindo gradualmente. Ou seja, o Brasil estaria reduzindo o rombo de suas contas externas.

Em aparte, o senador Mauro Miranda (PMDB-GO) enalteceu as qualidades do presidente do Banco Central, que, em sua opinião, além de competente, é um homem sereno e comedido. Para o senador goiano, o BC é a "âncora forte" da economia. Segundo Paulo Hartung, Armínio Fraga acertou também ao defender a regulamentação do art. 192 da Constituição, que trata do sistema financeiro.

07/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARIA DO CARMO ALVES ELOGIA CURRÍCULO DE ARMÍNIO FRAGA

Armínio Fraga descarta dolarização

ARMÍNIO FRAGA DEPÕE NA CPI DOS BANCOS

Armínio Fraga avalia metas do BC na terça

ROBERTO FREIRE CRITICA ARMÍNIO FRAGA

Armínio Fraga prevê crescimento de 4% ao ano a partir de 2004