Hartung elogia cafeicultura do Espírito Santo



O senador Paulo Hartung (PSB-ES) elogiou em plenário nesta segunda-feira (dia 17) o setor de cafeicultura do Espírito Santo, que está se dedicando à produção e comercialização de cafés finos, obtendo, assim, melhores preços de exportação para seus produtos. Segundo ele, o estado é o segundo maior produtor de café no Brasil, mas ocupa o primeiro lugar na produção de café de qualidade, que já estaria se tornando uma griffe consagrada internacionalmente.

Hartung relatou o concurso realizado, no final de semana passado, na cidade de Pedra Azul, nas montanhas do Espírito Santo, no qual foram apresentadas 166 amostras de cafés finos, de 50 produtores envolvidos nesse tipo de produção, em 25 municípios diferentes. Foram premiadas 32 amostras de cafeicultores que exportam a maior parte de sua produção, disse.

Para Hartung, esse compromisso com a qualidade do café marca uma página na cafeicultura do Espírito Santo. Seu êxito internacional está ligado à estreita vinculação da produção com as atividades de comercialização, garantindo o valor agregado justo para os cafés finos e eliminando intermediação. No total, o setor emprega 300 mil pessoas no estado.

O senador pelo Espírito Santo lembrou que, em recente Leilão Internacional de Café pela Internet, foram selecionados 18 cafés finos, dos quais dois eram de produção do Espírito Santo. "Esses cafés alcançaram mais de R$ 1.000 por saca, indicando a excelência do produto", concluiu Paulo Hartung.

17/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hartung registra perdas decorrentes das chuvas no Espírito Santo

Hartung protesta contra construção de hidrelétrica na fronteira Minas/Espírito Santo

Romero Jucá elogia escola técnica do Espírito Santo

Ricardo Santos elogia escolas-família agrícolas do Espírito Santo

Camata elogia operação da Polícia Federal que prendeu presidente do TJ do Espírito Santo

Marcos Guerra elogia indicação de Rita Camata para secretaria de Transportes no Espírito Santo