Hartung reivindica celeridade para projeto de correção da tabela de IR



O senador Paulo Hartung (PPS-ES) manifestou nesta quarta-feira (dia 22) sua satisfação com a aprovação do projeto corrigindo a tabela de Imposto de Renda Pessoa Física pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. A proposta vai agora ao Plenário daquela Casa. O projeto original, apresentado pelo próprio Paulo Hartung, foi aprovado no Senado no ano passado.

Segundo o senador, o substitutivo elaborado pelo deputado Mussa Demes (PFL-PI) mantém a essência de seu projeto e aumenta os percentuais de correção da tabela, de 28,4% para 35,29%, a fim de incluir a expectativa de inflação de 2001. O limite de isenção do imposto de renda, que hoje vigora para quem ganha até R$ 900, passa para R$ 1.237.

Hartung lembrou que a decisão do governo Fernando Henrique Cardoso de manter congelada a tabela dos limites, isenção e deduções do IRPF correspondeu a um verdadeiro confisco para a classe média. "Ao corrigir a tabela, o imposto devido vai baixar substancialmente", garantiu.

Segundo informou o senador, nesta quarta-feira de manhã os deputados governistas tentaram obstruir a votação na Comissão de Finanças e Tributação, mas prevaleceu a maioria formada pelos deputados da oposição e alguns governistas mais conscientes da injustiça que representa o pagamento de um imposto de renda crescente devido ao congelamento da tabela.

22/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hartung reivindica correção da tabela do Imposto de Renda

HARTUNG REIVINDICA VOTAÇÃO DE PROJETO ATUALIZANDO TABELA DE IR

Hartung pede ajuda de Jader para aprovar correção da tabela do IR na Câmara

Casildo Maldaner reivindica correção da tabela do Imposto de Renda

Hartung destaca apoio da imprensa à correção da tabela do IR

Hartung pede a aprovação imediata da correção da tabela do IR