HARTUNG REIVINDICA VOTAÇÃO DE PROJETO ATUALIZANDO TABELA DE IR
Segundo Hartung, a tabela do Imposto de Renda permanece inalterada há seis anos, o que resulta em um aumento crescente dos níveis de tributação, penalizando especialmente os que ganham menos. "Os trabalhadores lutam para recuperar, timidamente, seu nível de poder aquisitivo e, em conseqüência, caem em alíquotas maiores de cobrança de Imposto de Renda. Isso é abuso do governo, é confisco do salário do trabalhador", afirmou.
Ele citou dados do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco) estimando em 37,5% a defasagem da tabela de Imposto de Renda, se as atuais alíquotas forem mantidas para o próximo ano. Hartung considerou a situação injusta e fez um apelo à Mesa e aos partidos políticos para a imediata aprovação de seu projeto. "Historicamente, o Parlamento foi criado para conter abusos de tributação do governo", lembrou.
Hartung apresentou números apurados pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC mostrando que, entre 1998 e 2000, o número de trabalhadores que paga imposto de renda na fonte aumentou em 64,3%, em função do congelamento da tabela, associado à pequena recuperação das perdas salariais. "O Sindicato garante não se tratar de aumento real de salário, mas de alguma compensação de inflação passada", concluiu.
28/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Hartung reivindica celeridade para projeto de correção da tabela de IR
Hartung reivindica correção da tabela do Imposto de Renda
Hartung apela ao Congresso por aprovação do projeto que corrige a tabela do IR
Hartung faz apelo pela aprovação do projeto que corrige tabela do IR
Adiada a votação de projeto que altera a tabela do Imposto de Renda
Casildo Maldaner reivindica correção da tabela do Imposto de Renda