Hartung reivindica correção da tabela do Imposto de Renda



O senador Paulo Hartung (PPS-ES) fez um apelo ao deputado Mussa Demes (PFL-PI) para que não desfigure o projeto de sua autoria corrigindo linearmente em 28,4% as faixas de isenção e os limites de deduções do Imposto de Renda das pessoas físicas. O deputado é o relator da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto de Hartung foi aprovado no Senado no ano passado.

Hartung explicou que a tabela de Imposto de Renda está congelada há seis anos, resultando num aumento de carga tributária de 24% para 32%, que atinge a classe média.

- Isso não é imposto, é confisco. É urgente que o Legislativo aprove a correção linear da tabela para dar um alívio aos contribuintes - disse o senador.

Hartung não gostou das modificações que o deputado introduziu no projeto, por entender que prejudicam ainda mais a classe média. Segundo o senador, o parecer de Demes vai na direção contrária do seu projeto. Argumentou que a proposta já aprovada no Senado visa a corrigir distorções como o fato de trabalhadores que estavam na faixa de isento, em 1995, hoje estarem pagando imposto, sem ter obtido aumento real de salário, no máximo a reposição da inflação.

- A correção da tabela reverterá esse estado de coisas. Isso se chama justiça fiscal - afirmou.

21/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner reivindica correção da tabela do Imposto de Renda

Hartung pede que Câmara vote correção da tabela de Imposto de Renda

Hartung reivindica celeridade para projeto de correção da tabela de IR

Agripino pede correção da tabela do Imposto de Renda

Garibaldi quer correção da tabela do Imposto de Renda

Diário Oficial publica correção da tabela do Imposto de Renda