Hasteamento da Bandeira Nacional nas escolas pode ser obrigatório



O hasteamento da Bandeira Nacional pode passar a ser obrigatório durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana, para os alunos das escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio. Projeto com esse objetivo (PLS 184/03), de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), foi aprovado nesta quarta-feira (23) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Com parecer favorável do relator, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), o texto foi aprovado em decisão terminativa e segue para exame da Câmara dos Deputados. No relatório, Simon acolheu o mesmo texto do parecer aprovado antes pela Comissão de Educação (CE), em que o hasteamento semanal foi estendido também às escolas ensino médio.

A emenda retirou ainda do texto a menção de que o ato seja acompanhado da execução do Hino Nacional, medida considerada desnecessária, já que a legislação referente à forma e à apresentação dos símbolos nacionais (Lei 5.700/1991) determina que o hino seja sempre executado nas ocasiões em que a Bandeira Nacional for hasteada.



22/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto torna obrigatório o hasteamento da bandeira nacional em núcleos habitacionais na Amazônia

Comissão determina hasteamento da bandeira do Mercosul junto com bandeira nacional

Mercadante quer hasteamento da Bandeira em escolas

Hasteamento da bandeira nacional sucede premiação de concurso

HASTEAMENTO COMEMORA DIA DA BANDEIRA

Dia da Bandeira: Congresso faz hasteamento solene