Hasteamento da bandeira nacional sucede premiação de concurso
Após a premiação do II Concurso de Redação do Senado Federal, estudantes e autoridades desceram a rampa do Congresso para participar da solenidade de hasteamento da bandeira nacional, mais um evento em comemoração ao Dia da Bandeira, realizado em conjunto pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. O ato tem o objetivo de estimular o sentimento patriótico e o conhecimento a respeito desse símbolo nacional.
A abertura da cerimônia foi assinalada pela leitura da redação "O jogo da democracia", de autoria da estudante gaúcha Simone Maria Gatto, primeira colocada no concurso. Ao dissertar sobre a democracia num esquema de disputa esportiva, Simone Gatto avaliou que "o Brasil é este time que muito já conquistou, mas que muito ainda precisa conquistar, pois há um público enorme esperando para vibrar com cada uma das vitórias".
A leitura da redação vencedora foi sucedida pela condução pela rampa do Congresso, por 12 alunos do Colégio Militar de Brasília, das bandeiras históricas do país. Em seguida, servidores das Polícias do Senado e da Câmara levaram as bandeiras nacionais, hasteadas pelo presidente do Senado, José Sarney, e pelo primeiro vice-presidente da Câmara, Marco Maia. O hasteamento contou com a execução do Hino Nacional pela Banda do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas e foi acompanhado pelo Coral do Senado e pelo Coral do Colégio Militar de Brasília.
Os momentos finais do evento foram marcados pela execução do Hino da Bandeira e pela demonstração da equipe de salto livre da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército no gramado em frente ao Palácio do Congresso.
19/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão determina hasteamento da bandeira do Mercosul junto com bandeira nacional
Hasteamento da Bandeira Nacional nas escolas pode ser obrigatório
Projeto torna obrigatório o hasteamento da bandeira nacional em núcleos habitacionais na Amazônia
HASTEAMENTO COMEMORA DIA DA BANDEIRA
Dia da Bandeira: Congresso faz hasteamento solene
Mercadante quer hasteamento da Bandeira em escolas