Projeto torna obrigatório o hasteamento da bandeira nacional em núcleos habitacionais na Amazônia



De iniciativa da comissão parlamentar de inquérito que apurou denúncias veiculadas a respeito da atuação irregular de organizações não-governamentais (ONGs), encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto que torna obrigatório o hasteamento da bandeira nacional em qualquer núcleo habitacional na Amazônia Legal.

Na justificação da matéria seus autores argumentam que no campo da defesa da soberania nacional, observa-se certa fragilidade ou mesmo ausência de oposição oficial à pregação em favor da chamada -internacionalização- da Amazônia brasileira, inclusive por conseqüência da -postura imprópria- de ONGs estrangeiras e brasileiras.

De acordo com a proposta, caberá aos prefeitos, agentes de campo da Fundação Nacional do Índio (Funai) e representantes de ONGs a responsabilidade pelo hasteamento da bandeira.

O projeto estabelece que o descumprimento dessa obrigação cívica sujeitará à punição administrativa os agentes públicos por ela responsável. Quanto aos indivíduos e associações estrangeiras que vierem a hastear a bandeira de outro país ou organismo internacional desacompanhada do pavilhão nacional, a proposta estabelece pena de expulsão do país.



28/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hasteamento da Bandeira Nacional nas escolas pode ser obrigatório

Comissão determina hasteamento da bandeira do Mercosul junto com bandeira nacional

Hasteamento da bandeira nacional sucede premiação de concurso

HASTEAMENTO COMEMORA DIA DA BANDEIRA

Dia da Bandeira: Congresso faz hasteamento solene

Mercadante quer hasteamento da Bandeira em escolas