HC cria centro odontológico para crianças com câncer



Atualmente, o serviço atende pacientes internados e em atendimento ambulatorial

O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, criou um serviço de odontologia voltado aos pacientes da pediatria com problemas oncológicos e hematológicos atendidos pelo Itaci (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil). O objetivo é oferecer tratamento dentário às crianças antes do início da quimioterapia a fim de evitar futuras complicações, como infecções, durante o tratamento.

O consultório odontológico foi instalado próximo ao ambulatório e possui uma equipe formada por quatro dentistas especializados em crianças com estas patologias. A proposta é que haja total integração entre a equipe de dentistas e a médica, para que seja possível trocar informações sobre o estado de saúde da criança.

Na primeira consulta, que dura cerca de uma hora, o profissional faz uma extensa avaliação do estado geral da criança e do tratamento dentário que deve ser iniciado. “O primeiro atendimento é o mais longo, pois precisamos nos familiarizar com cada caso e, para isso, conversamos muito com o paciente e seus familiares”, diz o Dr. Marcelo Fava de Moraes, coordenador de Odontologia do Instituto da Criança.

Em apenas dez dias de funcionamento, o novo centro atendeu cerca de 60 pequenos pacientes. A meta é expandir o serviço no próximo ano, com a inauguração de um centro cirúrgico para pacientes com problemas mais complexos e um setor voltado à pesquisa.

Atualmente, o serviço atende pacientes internados e em atendimento ambulatorial. “A intenção é que, no futuro, todos os pacientes passem por este tratamento preventivamente, antes de iniciar o processo de quimioterapia”, afirma Dr. Fava de Moraes.



11/06/2007


Artigos Relacionados


HC cria centro odontológico para crianças com câncer

Polícia instala Centro Odontológico para crianças na zona leste

Operação saturação: centro odontológico atende crianças na Favela Alba

FAB doa brinquedos para crianças com câncer em Brasília

Senado leva espetáculo de mamulengo para crianças com câncer

Instituto do Câncer cria ‘anjos da guarda’ para os pacientes