HC-SP cria Central de Laudos com exames digitalizados
Novo sistema no Instituto de Radiologia distribuirá imagens de 40 mil exames por mês pelos computadores da instituição
O Hospital das Clínicas de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde, acaba de implantar uma Central de Laudos informatizada que vai agilizar o acesso de médicos aos exames e aprimorar a qualidade das imagens e do diagnóstico de pacientes atendidos no Instituto de Radiologia (InRad).
Com o novo sistema PACS (Picture Archiving and Communication Systems) será possível capturar, armazenar e distribuir, por todo o complexo hospitalar, as imagens digitalizadas de cerca de 40 mil exames por mês, permitindo acesso rápido e fácil por meio de qualquer computador do HC. O Instituto de Radiologia responde por cerca de 80% de todos os exames de imagens feitos pelo hospital.
A nova tecnologia substitui as tradicionais chapas e cópias em papel dos exames, propiciando maior nitidez, rapidez e confiabilidade do resultado de raios-x, mamografias, tomografias e endoscopia, dentre outros exames. O sistema também evita que o paciente tenha que repetir o exame e amplia a segurança do diagnóstico.
Para a implantação da Central de Laudos foi realizada reforma e adequação de área física específica no InRad, que passou a contar com um espaço prático e funcional, totalmente planejada para absorver a demanda por exames radiológicos.
“Com as modernas instalações do Serviço de Radiologia Geral, os novos recursos tecnológicos e uma Central de Laudos informatizada, o HC poderá ter sua experiência replicada em outras instituições”, afirma Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho Diretor do InRad.
Da Secretaria da Saúde
(L.F.)
02/22/2008
Artigos Relacionados
Banco Central cria Comitê de Estabilidade Financeira
VAI À CÂMARA PROJETO QUE CRIA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO
Iamspe cria central telefônica para atendimento personalizado
Secretaria da Segurança Pública cria central 'Disque Denúncia'
PROJETO QUE CRIA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO FOI UM DOS MAIS IMPORTANTES DA SEMANA
PROJETO QUE CRIA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO FOI UM DOS MAIS IMPORTANTES DA SEMANA