VAI À CÂMARA PROJETO QUE CRIA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO
De acordo com o projeto, a Central de Risco de Crédito será alimentada com informações a serem fornecidas pelas instituições financeiras e pela Secretaria da Receita Federal, e não constituirá quebra de sigilo bancário o fornecimento de dados à central nem o fornecimento de dados, pela central, às instituições que trabalham com empréstimos.
Na semana passada, o texto foi aprovado com 67 votos favoráveis e nenhum contrário. Em sua defesa, o relator, senador Bello Parga (PFL-MA), afirmou que, para o desenvolvimento do sistema financeiro nacional e para a redução do risco na concessão de empréstimos, é fundamental a criação de um sistema de informações sobre as operações realizadas. Ele disse que o projeto segue o exemplo das economias desenvolvidas, visto ser necessário dotar a autoridade monetária de instrumentos de controle da atividade bancária.
Também disse que, para os bancos que concedem empréstimos, as consultas à Central de Risco permitirão conhecer o volume das demais operações realizadas pelo interessado em obter crédito, reduzindo riscos e custos financeiros para as partes. O objetivo final do projeto é evitar os riscos resultantes de empréstimos concedidos a clientes sem capacidade comprovada de pagamento, como aconteceu com a empreiteira Encol, que teve excessivo aporte de recursos quando já estava em situação pré-falimentar.
05/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
PROJETO QUE CRIA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO FOI UM DOS MAIS IMPORTANTES DA SEMANA
PROJETO QUE CRIA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO FOI UM DOS MAIS IMPORTANTES DA SEMANA
SENADO ENCERRA NA TERÇA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE CRIA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO
CAE APROVA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO DO BC
APROVADO SISTEMA DE RISCO DE CRÉDITO PARA O BANCO CENTRAL
Banco Central cria linha de crédito para produtoras e cooperativas de café