Hélio Costa defende aulas presenciais de educação a distância



A Comissão de Educação (CE) deve analisar, em caráter terminativo, proposta do senador Hélio Costa (PMDB-MG) que determina aos cursos de educação à distância que ministrem aulas presenciais e periódicas, qualquer que seja o nível do curso ou a sua modalidade.

O projeto (PLS 118/2004), que será relatado pelo senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), tem por objetivo evitar que os conteúdos educacionais sejam transmitidos apenas por intermédio de recursos tecnológicos, dispensando as “opções semipresenciais”. Segundo o autor da proposta, esse procedimento predominante entre os cursos de educação à distância contraria o entendimento de especialistas no assunto.

Na visão desses estudiosos, embora as linguagens e os recursos tecnológicos sejam instrumentos indispensáveis para a troca de conhecimentos à distância, “qualquer programa de sucesso deve proporcionar aos alunos, tutores e professores oportunidades de interação face a face, essenciais para compartilhar conteúdos, experiências e habilidades”, defende Hélio Costa na justificação do projeto.

O autor lembra que as decisões sobre projetos pedagógicos e metodologias de ensino estão sob a responsabilidade dos estabelecimentos que ofertam os cursos de educação à distância. Por essa razão, Hélio Costa propõe que seja alterada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394 de 1996) para garantir a inclusão de aulas presenciais e periódicas.



02/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especialistas rejeitam projeto que prevê aulas presenciais em cursos a distância

Garibaldi elogia trabalho de Hélio Costa na Comissão de Educação

Hélio Costa defende criação da Anac

Hélio Costa defende alterações na MP da Cofins

Hélio Costa defende cobrança de ISS das TVs a cabo

Hélio Costa defende a revitalização do São Francisco