Hélio Costa propõe aumentar tempo mínimo para progressão de pena



Encontra-se tramitando, em caráter terminativo, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto de lei do senador Hélio Costa (PMDB-MG) que aumenta o tempo mínimo de prisão para que o detento se beneficie do instituto da progressão de pena. De acordo com o projeto, o tempo mínimo aumentaria de um sexto para um terço da pena no caso de condenação por crime praticado mediante violência ou grave ameaça à pessoa.

Com a medida, Hélio Costa pretende evitar que os condenados por crimes como homicídio simples, roubo, extorsão, maus-tratos, constrangimento ilegal e outras infrações penais graves, sejam precocemente agraciados com a transferência para regime mais benéfico. O projeto não modifica as regras aplicáveis aos crimes hediondos, mantendo a obrigatoriedade de cumprimento integral da pena em regime fechado.

-Acreditamos que o instituto da progressão deve ser preservado para o bem da reinserção social dos condenados, ofertando-lhes a oportunidade, pelo bom comportamento, de galgar todas as etapas da execução penal. No entanto, é imperioso divisar a natureza do crime perpetrado, sob pena de lassidão da legislação penal-, argumenta o senador em sua justificativa.



21/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova maior tempo para progressão de pena por crime comum

Tempo de cumprimento de pena para progressão poderá ser mais rigoroso

Hélio Costa quer dobrar a pena para quem trafica perto de escolas

Hélio Costa propõe CPI para investigar envio irregular de brasileiros ao exterior

Hélio Costa propõe novo pacto federativo para ajudar governos estaduais

Hélio Costa propõe liberalizar passagens de avião