Hélio Costa se queixa da oposição excessiva ao governo Lula



O senador Hélio Costa (PMDB-MG) queixou-se das críticas excessivas e sistemáticas que a oposição vem fazendo ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante as sessões plenárias do Senado. As sessões, disse o senador, têm se transformado num verdadeiro happy hour, em que os senadores de oposição se alternam para falar mal do presidente, -esquecendo-se dos esforços hercúleos- que o governo vem fazendo em direção à retomada de crescimento e à geração de empregos.

- Ninguém parece estar vendo que a cotação do dólar baixou, o risco Brasil despencou dos 2.400 pontos para os atuais 700, demonstrando ser totalmente falso o terrorismo internacional que cercou a possibilidade de eleição de Lula - disse.

O senador também defendeu a modificação do artigo 35 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede a renegociação das dívidas dos estados. Ele afirmou que Minas Gerais se encontra sufocada por um pagamento mensal da ordem de R$ 130 milhões que vem impedindo o governador Aécio Neves de desenvolver o estado.

Em aparte, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) lembrou que a renegociação da dívida dos estados se deu num momento caótico da vida econômica do país, tendo sido um bom negócio para os estados, na ocasião.

- Se não tivesse havido a renegociação, Minas Gerais estaria devendo R$ 10 bilhões a mais. O próprio ministro Antônio Palocci [da Fazenda] reconheceu que a renegociação foi um negócio de pai para filho - disse.

Também em aparte, o senador Tião Viana (PT-AC) ressaltou que o país atravessa um período de necessários sacrifícios que estão preparando a retomada do crescimento. Ideli Salvatti (PT-SC) disse acreditar no êxito do governo Lula, frisando que o crescimento econômico terá que ser harmônico, pois simplesmente baixar a taxa de juros não resolverá os problemas brasileiros.



12/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa rebate críticas ao governo Lula

Hélio Costa vê avanços em nove meses de governo Lula

Hélio Costa contesta declarações de FHC com dados de sucesso do governo Lula

Hélio Costa garante apoio dos senadores do PMDB ao governo Lula

Hélio Costa destaca indicadores positivos da economia no governo Lula

Hélio Costa espera que Lula mantenha Banco Postal