Heloísa cobra execução do Plano Nacional de Segurança



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) responsabilizou, nesta segunda-feira (dia 19), o governo federal pela rebelião ocorrida no último domingo (dia 18) em 24 presídios do estado de São Paulo, afirmando que, quase um ano depois da apresentação do Plano Nacional de Segurança Pública, nenhuma das 15 medidas nele previstas foram implementadas. A senadora leu no plenário todos os compromissos do governo contidos no documento e não executados, entre eles o controle de armas e o aperfeiçoamento do sistema prisional.

Segundo Heloísa Helena, existem alternativas concretas para resolver o problema e cabe ao governo pressionar sua base para que elas sejam votadas. A senadora disse que o Executivo deve eleger como prioridade a questão da segurança pública. E lamentou que o governo só se movimente diante da tragédia.

- Quando, há um ano, o povo assistiu estarrecido pela TV ao seqüestro de um ônibus no Rio, envolvendo duas pessoas pobres, então alardeou-se o debate. Depois esqueceu-se. Aí, de repente, uma nova rebelião impõe à elite a necessidade do debate - criticou ela.

19/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa pede que governo coordene plano nacional de segurança pública

Garibaldi cobra execução de leis relativas à segurança pública

Comissão cobra mais informações do governo sobre execução de Plano de Mudanças Climáticas

Pontos do plano de segurança lidos por Heloísa em plenário

Angela Portela cobra aprovação do Plano Nacional de Educação

Wellington Dias cobra aprovação do Plano Nacional da Educação