Wellington Dias cobra aprovação do Plano Nacional da Educação



O senador Wellington Dias (PT-PI) fez um apelo aos senadores para que aprovem o Plano Nacional de Educação (PNE) com diretrizes e metas para o setor até 2020. O projeto que trata do PNE (PLC 103/2013) aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e precisa ainda passar por outras duas comissões antes de ir a Plenário e, se aprovado, seguir para sanção presidencial.

O projeto foi enviado pelo Executivo em 2010 e chegou ao Senado em outubro do ano passado, após ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados. Ao explicar que terminou em 2011 a vigência do último plano plurianual para a Educação, Wellington Dias pediu urgência na aprovação do novo PNE.

Uma das dificuldades para aprovar o projeto, conforme o senador, está relacionada à definição de fonte de recursos para a ampliação de aportes ao setor. O texto enviado pelo Executivo previa a ampliação progressiva dos investimentos em educação até que fossem atingidos 7% do Produto Interno Bruto (PIB), mas os deputados ampliaram a meta para 10% do PIB.

Wellington Dias explicou que o texto não determinava a fonte de receitas que irão sustentar esse crescimento de recursos para a educação, tendo o Executivo sugerido que fosse proveniente de royalties do petróleo.

– Estamos agora tendo a judicialização sobre essa receita [dos royalties do petróleo] e se colocou um atrelamento entre a medida provisória que trata da aplicação da receita dos royalties prioritariamente para a educação e o projeto do PNE – observou.

Como essa disputa judicial pode se prolongar, o senador sugere que o Plano Nacional de Educação seja aprovado, deixando para regulamentação posterior a questão da fonte de receita.

– Precisamos aprovar, mesmo que sob condição, ou seja, vai ser essa fonte, condicionada à sua regulamentação – sugeriu, ao afirmar que a sociedade espera do Congresso e do Executivo medidas para garantir avanços na Educação.



12/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias classifica o Plano Nacional de Educação como ousado

Angela Portela cobra aprovação do Plano Nacional de Educação

Conselho Nacional de Educação deve reforçar aprovação do Plano Nacional de Educação, diz ministro

MEC quer aprovação do Plano Nacional de Educação até o fim do ano

Rollemberg defende aprovação do Plano Nacional de Educação

Cyro Miranda anuncia últimos passos para aprovação do Plano Nacional de Educação