Heloísa contesta relatório e anuncia que vai pedir outra CPI



A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) contestouo relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Correios no que diz respeito ao tratamento dado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em pronunciamento feito nesta quinta-feira (30), Heloísa considerou o documento elaborado pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) "coerente tecnicamente e adequado às exigências de uma CPI ", mas inconsistente por não relacionar Lula entre os 115 nomes que serão enviados ao Ministério Público para indiciamento em processo criminal.

A senadora protestou contra o fato de o relatório não isentar um integrante do governo como o então ministro da Casa Civil, José Dirceu, por este ter tido conhecimento do que se passava, mas isentar Lula por considerar que o presidente não se omitiu ao tomar conhecimento das denúncias de corrupção no seu governo, tendo pedido que fossem investigadas.

- Ora, Lula não é burro como pensam alguns ou assim querem fazer crer. Ele é inteligente e sabia de tudo. O argumento serve para Zé Dirceumas não para o presidente? -questionou.

Heloísa Helena se disse ainda mais indignada com documento enviado nesta quinta-feira aos gabinetes dos parlamentares pelo presidente do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Luiz Gushiken, denominado Fatos e Verdades da CPI dos Correios, em que justifica o procedimento do presidente ante a suposta corrupção no seu governo.

- O documento foi enviado com o timbre do Núcleo de Assuntos Estratégicos. Foi impresso possivelmente com dinheiro público, para justificar a isenção do presidente pela CPI - protestou a senadora.

Ao final do pronunciamento, Heloísa Helena anunciou que está colhendo assinaturas para requerer à Mesa a instalação de uma nova CPI. A nova CPI teria a responsabilidade de apurar e divulgar nomes de beneficiados por propinas no esquema chamado "mensalão".



30/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


LDO: impasse continua e votação de relatório preliminar é adiada outra vez

HELOÍSA CONTESTA CRÍTICAS DO GOVERNO E DA IMPRENSA AO MST

HELOÍSA HELENA CONTESTA EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS

HELOÍSA CONTESTA ARGUMENTOS DO GOVERNO CONTRA REAJUSTE DO FUNCIONALISMO

Garibaldi: relatório pode pedir indiciamento de 50

BERNARDO CABRAL CONTESTA RELATÓRIO DO BIRD SOBRE AMAZÔNIA